Nesta terça-feira (27), o Santos divulgou seu novo escudo com a coroa em homenagem ao Pelé, o clube passará a usar este modelo no ano que vem. A honraria está localizada acima do distintivo, entre as duas estrelas referente aos títulos mundiais conquistados em 1962 e 1963.
A divulgação das fotos aconteceu durante a realização do media day do time sub-20 para a disputa da Copa São Paulo de Futebol Junior. A homenagem ao Rei do futebol já estará presente nos uniformes na estreia do time na Copinha, que acontece no próximo dia 4, contra o São Raimundo-RR, em Santo André.
A homenagem foi proposta no novo estatuto do Peixe, que foi aprovado no mês de novembro. O artigo 103 do texto diz que “o Santos passará a utilizar em jogos e futebol profissional, amador e no futsal, tanto na categoria masculina quanto na feminina, em todas as suas camisas, uma coroa sobre as estrelas existentes dos títulos mundiais, a título de homenagem permanente a Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé”.
Esta não é a primeira vez que Pelé, é homenageado pelo Santos. Em 2019, quando o atleta completou 79 anos, o clube usou a coroa em cima do escuto, porém isto só aconteceu no uniforme de Soteldo, que vestia a camisa 10, eternizada por Pelé.
Pele é o maior artilheiro da história do clube, o jogador vestiu a camisa 10 do Peixe por 18 anos. No total foram 1.116 jogos disputados e 1.091 gols marcados durante esse período.
No dia 3 de dezembro, foi divulgado que Pelé não responde mais aos tratamentos da quimioterapia e está em cuidados paliativos. Isto significa que a quimioterapia foi suspensa e ele segue recebendo medidas de conforto, para aliviar a dor, por exemplo, porém ele não é submetido a terapias invasivas. Na última quarta-feira (21) foi divulgado um boletim médico, o último divulgado pelo hospital Albert Einstein, apontou uma piora em seu estado de saúde.
Foto destaque: Pelé. Reprodução/Instagram