Esportes

Santos x Palmeiras: Clássico ao longo dos últimos oito anos é marcado por supremacia alviverde

04 Fev 2023 - 19h18 | Atulizado em 04 Fev 2023 - 19h18
Santos x Palmeiras: Clássico ao longo dos últimos oito anos é marcado por supremacia alviverde

Acontece hoje, na tarde deste sábado (4) um grande clássico do futebol paulista, Santos e Palmeiras se enfrentam pela sexta rodada do campeonato estadual no Estádio do Morumbi a partir das 18h30 (horário de Brasília). O time alvinegro está em desvantagem no que tange a ‘conquistas’ em suas últimas temporadas.  


Escalação do time do Palmeiras para o clássico de hoje contra o Santos. (Foto: Reprodução: Instagram/@SEpalmeiras)


A rivalidade entre os principais times paulistas sempre foi algo comum e esperado dentro de qualquer campeonato, principalmente os nacionais. Contudo, ao longo dos últimos oito anos, as duas equipes do jogo de hoje seguiram com uma sequência de confrontos decisivos que mudaram completamente o rumo de seus respectivos clubes. Se para o time alviverde, 2015 foi marcado pelo início de uma década de ouro, o time alvinegro foi atingido por uma série de problemas dentro, e fora de campo. 

De lá para cá, o Santos foi marcado por uma série de fatores que acarretaram um declínio massivo em comparação ao seu então rival, Palmeiras. De más gestões, passando por aumento do endividamento, e chegando à seca de títulos por quase nove anos, o clube está longe de viver a sua melhor fase. Em contrapartida, o elenco atualmente dirigido por Abel Ferreira vem dando a seus torcedores muitos motivos para comemorar. Foram três Brasileiros (2016, 2018 e 2022), duas Libertadores (2020 e 2021), dois Paulistas (2020 e 2022), duas Copas do Brasil (2015 e 2020), uma Recopa Sul-Americana (2022) e uma Supercopa (2023).


Gol de Breno Lopes que garantiu o título da libertadores de 2020 em cima do Santos. (Foto: Cesar Greco.Reprodução: UOL)


Em relação à gestão, o clube alvinegro vem focado na reconstrução de suas finanças, e ainda tentando encontrar um técnico que consiga liderar o clube de forma permanente, neste período, teve 16 nomes diferentes a frente de seu elenco. Já o Palmeiras, teve apenas 8 técnicos, já contando com  Abel, atual treinador do clube, e atualmente conta com 800 milhões em receitas.   

Com o peixe tentando se reestabelecer como uma potência do futebol nacional, o jogo de hoje será uma excelente oportunidade para mostrar a sua força perante a torcida desde que, derrote o elenco campeão do Palmeiras.  

Foto destaque : Palmeiras e Santos na final da Libertadores de 2020. Reprodução: Jovem Pan.

Mais Lidas