Após uma era de 4 títulos mundiais, 53 vitórias e 16 temporadas, o piloto anuncia que irá se aposentar ao fim de 2022. Piloto da Aston Martin, o tetracampeão anunciou em sua nova conta nas redes sociais comunicando a decisão pessoal que tomou pelo motivo de se dedicar a família e pela intenção em manter o compromisso com a preservação ambiental.
Sebastian Vettel no GP da Hungria (Foto/Reprodução/AutoSport).
“Estou aqui para anunciar minha aposentadoria da Fórmula 1 ao fim da temporada 2022. Eu amo esse esporte, mas ao mesmo tempo em que há vida nas pistas, também há fora delas. Ser piloto nunca foi minha única identidade. O comprometimento com a minha paixão não tem mais espaço ao lado do meu desejo de ser um grande pai e marido. Meu objetivo mudou de ganhar corridas e brigar por títulos para ver meus filhos crescerem” disse o atleta.
Vettel falou também sobre que seu recente posicionamento a favor da sustentabilidade e da preservação ambiental que já não era mais compatível com sua vida nas pistas. A fórmula 1 vem sendo uma categoria que usa combustíveis fósseis, apesar de se esforçar para tornar-se mais sustentável e aderir gradualmente o combustível híbrido.
“Falando do futuro, sinto que vivemos tempos decisivos e o que faremos nos próximos anos vai determinar nossas vidas. Minha paixão vem com certos aspectos que eu aprendi a desgostar. Eles podem ser resolvidos no futuro. Falar não é suficiente, e não podemos esperar” completou o piloto.
O alemão ainda falou sobre a dificuldade de dedicar-se ao esporte e a criação de seus três filhos “Meu objetivo mudou de ganhar corridas e brigar por títulos para ver meus filhos crescerem, passar a eles meus valores, esperar que eles se levantem quando caírem, escutá-los quando precisarem de mim, não ter que dizer 'tchau' e, o mais importante, ser capaz de aprender com eles e permitir que me inspire” , ressalta Vettel.
Em uma mensagem cheia de confissões íntimas, Sebastian Vettel afirma que as crianças são o futuro da humanidade, e que sua melhor corrida ainda está por vir. Ele revelou sua esperança nessa próxima geração dizendo que a “próxima curva está em boas mãos”.
Sebastian Vettel desabafa em seu instagram sobre aposentadoria (Reprodução/Instagram)
“O amanhã pertence àqueles que estão moldando o hoje. A próxima curva está em boas mãos, já que a nova geração já surgiu. Acredito que ainda há uma corrida a ser vencida. Adeus, e obrigado por me permitirem dividir essa pista com vocês. Eu amei cada parte disso” finaliza o atleta.
Dono de uma carreira cheia de vitórias, com 122 pódios, e o campeonato de 2010 a 2013, quando fazia parte da Red Bull Racing (RBR). Ainda tem três vice- campeonatos: em 2009 quando ficou abaixo de Jenson Button na Marcedes e acima de Rubens Barrichello da mesma escuderia. E em 2017 e 2018, já na Ferrari, quando perdeu para Lewis Hamilton.
Seu projeto mais recente em relação a sustentabilidade é o de preservação de abelhas, cuja a extinção afetaria profundamente o ecossistema.
Foto Destaque: Vettel no pódio do GP da Hungria. Reprodução/ Getty images.