Esportes

Seleção brasileira enfrenta Colômbia nesta quinta e Tite fala sobre Vinícius Junior

10 Nov 2021 - 17h53 | Atulizado em 10 Nov 2021 - 17h53
Seleção brasileira enfrenta Colômbia nesta quinta e Tite fala sobre Vinícius Junior

Em meio a dúvidas e polêmicas, a seleção brasileira segue na luta por uma vaga no Copa do Mundo de 2022. Por mais que o Brasil já esteja praticamente garantido na competição e em primeiro lugar nas Eliminatórias sul-americanas, ainda existe muita pressão acerca da permanência de Tite no comando da equipe, a sequência de jogos que a seleção brasileira não convenceu prejudicou muito a imagem do treinador. 

A última grande polêmica e questionamento sobre Tite foi na atual convocação da seleção brasileira, onde o técnico decidiu não levar o jovem Vinícius Junior na lista inicial, mas após a contusão de Roberto Firmino, o ponta do Real Madrid foi convocado mais uma vez.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Gremio-bate-o-Fluminense-e-ganha-folego-pela-permanencia-na-serie-A

https://inmagazine.ig.com.br/post/Paulistao-2022-ja-tem-grupos-definidos-pela-FPF

https://inmagazine.ig.com.br/post/Jovem-Torcedor-que-foi-hostilizado-por-torcida-santista-grava-pedido-de-desculpas 

Ao ser perguntado sobre os planos com Vinícius Junior na seleção, Tite explicou que o jogador precisa amadurecer na seleção, considerando o estilo de jogo diferente praticado no Real Madrid: "Tendo paciência e compreensão do jovem, do tempo que ele possa ter para afirmação dentro da Seleção, criar um ambiente receptivo para que ele possa ter esse desenvolvimento. Me parece que ele passou um tempo de adaptação no Real bastante grande, e que foi dando aos poucos a ele essa maturidade que ele possa desenvolver e chegar no estágio que está. Também na seleção é assim, a gente tem que ter consciência da preparação do atleta. Nós também servimos para fomentar, consolidar, reafirmar, orientar, evoluir. É o nosso processo." 


Vinícius Junior em campo pela seleção brasileira. (Foto: Reprodução/onefootball)


Após falar sobre o amadurecimento do jogador na seleção, Tite diz ter conversado com Ancelotti, técnico do Real Madrid, sobre a forma de utilização de Vinícius: "O Real trabalha num tripé no meio de campo, que sustenta o lado esquerdo, deixando ele numa posição de penúltimo atacante, às vezes até o último, quando o Benzema vem um pouco mais. Nós não usamos mais esse tripé. Então, ele vai ter só a função de ataque, de ser jogador agressivo, ter toda essa liberdade. E ter uma compactação defensiva, setorizada, numa segunda linha de quatro, que ele vem. E isso eu conversei com Ancelotti, daquilo que ele tem da fase ofensiva e defensiva, para dar a ele essa tranquilidade maior para desenvolver. Mas já trabalhando essa evolução." 

A escalação inicial da seleção brasileira ainda vive algumas incertezas, como a dupla de volante de Casemiro, os pontas e o principal dilema que é o camisa nove do Brasil. A equipe titular para a partida contra a Colômbia, pela 13° rodada das eliminatórias, deve ser composta por: Alisson, Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Fred e Lucas Paquetá; Raphinha, Gabriel Jesus e Neymar. 

Após partida contra Colômbia, Brasil viaja para San Juan e terá grande clássico contra a Argentina, dia 16, já podendo assegurar a classificação para a Copa do Mundo do Qatar.

 

Foto destaque: Tite no comando da seleção brasileira. Reprodução/gazetaesportiva

Mais Lidas