O duelo entre Catar e Senegal ficou marcado como o jogo que quebrou alguns tabus desta Copa do Mundo. O primeiro foi o gol da seleção catari, que pela primeira vez marcou em Copas, e o segundo foi a primeira vitória de uma seleção africana na competição, o atual campeão da Copa da África venceu por 3 a 1 os donos da casa.
Primeiro Tempo
O jogo iniciou com Senegal melhor na partida, trocando passes e criando jogadas pelos lados do campo. Enquanto o Catar tinha uma postura mais reativa, tentando escapar em contra ataque, e em bolas longas. Após os 20 minutos de jogo, a seleção catari conseguiu escapar com perigo, e tornando o jogo mais disputado, com ataques dos dois times. O jogo ficou bem mais aberto até que no minuto 32 o camisa 11, Akram Afif, escapou pelo lado esquerdo e foi derrubado dentro da área. O juiz Antonio Mateu entendeu que não foi pênalti, e mandou seguir a jogada, lance que gerou muita reclamação do banco e do treinador do Catar.
Quando o Catar melhorou na partida, e começava a chegar com perigo, o zagueiro Boualem Khoukhi falhou dentro da área deixando a bola perfeita para Boulaye Día, que finalizou no canto e marcou o primeiro gol do jogo. Já no final do primeiro tempo a seleção catari tentou chegar duas vezes, mas não conseguiu finalizar, terminando a primeira etapa com 1 a 0 para Senegal.
Arte da seleção de Senegal (Foto:Reprodução/Instagram)
Segundo Tempo
O jogo reiniciou e logo com 2 minutos, em escanteio, a seleção senegalesa aumentou a vantagem no placar. A bola foi na primeira trave, e o Famara Diedhiou testou firme para o fundo das redes, antecipou dois defensores do Catar e ampliou a vantagem. A seleção catari tentava chegar em bolas paradas, e em bolas longas, mas não conseguia finalizar com perigo para o gol de Eduard Mendi.
Após os 55 minutos de jogo, o Catar começou a chegar com muito perigo, rondando a área e finalizando com muito perigo. Até que aos 65 minutos, Pedro Vovó finalizou dentro da pequena área, para um milagre de Eduard Mendi, impedindo o primeiro gol do Catar na história das Copas.
Até que aos 77 minutos, em belo cruzamento de Ismael Mohammed, o Mohammed Muntari, que havia entrado a pouco tempo, cabeceou com força para o fundo das redes, sem chance para o goleiro de Senegal.
Catar cresceu na partida antes do gol, e o resultado da pressão foi o primeiro gol da seleção em Copas, mas logo após o 2 a 1, Senegal foi ao ataque e finalizou todas as chances do empate inédito de Catar, quando aos 84 minutos Dieng marcou o último gol da partida, decretando a primeira vitória de uma seleção africana nesta Copa do Mundo.
O próximo duelo do Catar será contra a Holanda, o jogo será às 12h (horário de Brasília) no dia 29 de novembro. O de Senegal será também no mesmo horário e no mesmo dia, sendo que irá enfrentar o Equador.
Foto destaque. Día comemorando o seu gol na partida contra o Catar. Reprodução/AFP.