Notícias

Sete trombas d´água surgem no mar da Finlândia em um raro fenômeno

13 Jul 2022 - 10h40 | Atulizado em 13 Jul 2022 - 10h40
Sete trombas d´água surgem no mar da Finlândia em um raro fenômeno

Em um caso extraordinário na Finlândia, sete trombas d'água se formaram sobre o oceano na Costa Oeste do país. A Guarda Costeira compartilhou um vídeo em seu twitter do momento em que ocorria o raro fenômeno meteorológico.

A imagem que já foi compartilhada inúmeras vezes nas redes sociais impressiona os internautas. Os moradores locais, os pescadores e os guardas ficaram assustados com as trombas d'água que atingiram a região entre os municípios de Kustav e Pyhämaa. Veja abaixo vídeo do ocorrido:

LEIA MAIS


Vídeo do momento em que ocorre o fenômeno no oceano (Reprodução/Youtube)


"No fim de semana, ocorrerram trombas d'água espetaculares, que agitaram a suerficíe do mar, na área entre Pyhämaa e Kustav. [Elas] podem ser devastadoras no mar e em terra. Ao mesmo tempo, eram visíveis 7 trombas. A foto foi tirada por um funcionário da Guarda Costeira, em North Aland", descreveu o post do twitter. Segue abaixo imagem ocorrido:


Sete trombas d'água atingem o oceano na Finlândia (Foto: Reprodução/Twitter)


Mas o que são as trombas d'água?

Tromba d'água é um fenômeno meteorológico que se apresenta como uma nuvem afunilada, que se forma sobre um corpo d'água e se prolonga até tocar a superfície da água. O fenômeno pode se formar sobre um rio, mar, lago ou oceano, como foi o do caso que ocorreu no país nórdico da Europa.

A Finlândia localizada no norte da Europa, próxima a Noruega e Suécia, e que faz divisa com a Rússia, é um dos países nórdicos do continente, e não costuma registrar este tipo de fenômeno. Apesar do clima ser um pouco instável, com frios extremos no inverno e até mesmo nevascas, mas que no calor tem temperarturas agradáveis e que podem até mesmo igualar-se com as do verão brasileiro, não é comum aparecer este tipo de fenômeno marítimo, por isso a grande repercurssão.

Para aqueles apaixonados por natureza, o país tem a presença da Aurora Boreal, que fica vísivel por grande parte da noite entre os meses de março e junho.

Foto Destaque: Sete trombas d'água atingem o oceano na Finlândia. Reprodução/Twitter