Celebridades

Shakira defenderá a própria inocência em processo de fraude fiscal

03 Mai 2023 - 10h53 | Atulizado em 03 Mai 2023 - 10h53
Shakira defenderá a própria inocência em processo de fraude fiscal

A cantora pop, Shakira, de 46 anos, irá fazer a sua defesa perante ao júri para julgamento na Espanha pela acusação de não pagar impostos entre 2012 e 2014. De acordo com informações da mídia espanhola Shakira deve retornar ao tribunal de Barcelona para enfrentar a nova audiência marcada para 20 de novembro.

A Agência Tributária da Espanha acusa Shakira de cometer 6 crimes fiscais e pediu que a pena seja de 8 anos e dois meses de prisão por não ter declarado o imposto de renda pessoal, além do imposto de renda sobre a renda nos anos requeridos. Segundo o jornal espanhol La Vanguardia, a data marcada para julgamento é provisória, pois o Tribunal Provincial de Barcelona reservou cerca de 12 ou 15 sessões entre finais de novembro e dezembro com objetivo da decisão não ficar para 2024.


Apresentação da cantora no programa The Tonight Show. (Reprodução/Twitter/FallonTonight)


É certo que existe o risco de prisão, mas se Shakira fosse condenada por algum dos crimes imputados ou por todos eles, ela ainda teria a possibilidade de o tribunal aplicar no máximo dois anos para cada pena. Ano passado, a cantora se recusou a fazer um acordo com o promotor porque significaria aceitar que cometeu a fraude fiscal e preferiu deixar o processo em andamento.

Recentemente, a artista se mudou para Miami com os filhos Milan e Sasha, após a separação com o ex-jogador Piqué, e deve retornar para Barcelona apenas para prestar depoimento. Em julho do ano passado, Shakira falou pela primeira vez sobre as acusações em entrevista à revista americana Elle e declarou inocência. "Tenho que lutar pelo que acredito, porque são acusações falsas, eu não devo nada a eles", disse, a cantora.

Os advogados da artista afirmam que ela não residia na Espanha durante o período citado no julgamento, entretanto o documento do promotor afirma que Shakira passou mais da metade de cada ano na Espanha entre 2012 e 2014, e em maio de 2012 comprou uma casa para a família em Barcelona. De acordo com a lei espanhola, é necessário viver 183 dias no país para ter de pagar os impostos.

 

Foto Destaque: Shakira. (Reprodução/Shakira)