Celebridades

Shakira será julgada na Espanha por suposta fraude fiscal

27 Set 2022 - 15h07 | Atulizado em 27 Set 2022 - 15h07
Shakira será julgada na Espanha por suposta fraude fiscal

A cantora colombiana Shakira (45), será julgada na Espanha, por uma suposta fraude fiscal. A data do julgamento ainda será marcada e acontecerá em Barcelona. A ordem judicial do caso foi emitida no último dia 19 de setembro e aponta a estrela da música pop como a suposta autora de pelo menos seis crimes contra a Fazenda. Não há nenhuma medida de cautela imposta até a data do julgamento do caso. Veja o comunicado.

"Acorda-se abrir o julgamento no Tribunal Provincial de Barcelona [...] contra Shakira Isabel Mebarak Ripoll, como suposta autora" de seis crimes contra a Fazenda Pública, indica o despacho de um tribunal da periferia de Barcelona com data de 19 de setembro."

Shakira é acusada de uma suposta fraude entre os anos de 2012 e 2014 contra o Tesouro espanhol no valor de 14,5 milhões de euros. No final de julho, o Ministério Público do país já havia pedido a prisão da cantora por mais de oito anos e requisitou que uma multa de cerca de 24 milhões de euros (aproximadamente R$ 124 milhões) fosse aplicada contra a artista.

Segundo a justiça espanhola, Shakira teria usado uma espécie de "rede corporativa", para não pagar impostos na Espanha ao longo dos anos citados.


Shakira é famosa por hits de sucesso internacionais como "Waka Waka" e "Hips don't lie" (Reprodução/Instagram)


No mês de setembro, em entrevista para a revista Elle, a cantora chegou a negar as acusações e fez duras críticas ao Ministério Público espanhol.  "É bem sabido que as autoridades fiscais espanholas costumam fazer isso, não apenas com pessoas como eu ou o (Cristiano) Ronaldo, Neymar, (Xabi) Alonso e muito mais), mas também injustamente com outros contribuintes anônimos", criticou ela em aspas reproduzidas pelo G1.

Tanto o Ministério Público, quanto a defesa de Shakira tentaram entrar em acordo para poupar o julgamento. Porém, em julho, a artista desistiu desta hipótese por crer que a justiça lhe dará a razão no caso e por estar certa de ter feito tudo de forma honesta e verdadeira desde o primeiro dia, conforme afirmaram seus representantes.

Foto destaque: Shakira. Reprodução/Instagram.

Mais Lidas