Cinema/TV

Shang-Chi pode ser 1º filme da Marvel a não ser lançado na China

03 Set 2021 - 16h44 | Atulizado em 03 Set 2021 - 16h44
Shang-Chi pode ser 1º filme da Marvel a não ser lançado na China

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, novo filme da fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU), estreou em cinemas brasileiros nesta quinta-feira (2) e está disponível em quase todos os países ao redor do mundo. O longa, porém, não ganhou uma data de lançamento na China, de acordo com informações do Omelete, e se a situação continuar assim, pode ser o primeiro filme da franquia de super-heróis a não ter distribuição aprovada no país mais populoso do mundo. 

É importante lembrar que, para chegar ao mercado chinês, os filmes estrangeiros precisam passar pela censura, sob a justificativa de garantir que os produtos não violem os valores socialistas do governo ou, ainda, não tenham personalidades com posições políticas ditas incorretas pelo regime. Com isso em mente, os analistas acreditam que uma das possíveis razões para que Shang-Chi possa vir a ser vetado está no seu material-base.

Lançado nos anos 1970, um período no qual as artes marciais eram um grande sucesso nos Estados Unidos graças a Bruce Lee, os quadrinistas Steve Englehart e Jim Starlin criaram o mestre do Kung Fu. Contudo, para criar a versão Marvel deste gênero, eles partiram de um personagem estereotipado e racista da literatura inglesa, o Fu Manchu, um dos símbolos do que passou a ser chamado de "perigo amarelo".

https://inmagazine.com.br/post/La-Casa-de-Papel-esta-de-volta-para-a-temporada-de-despedida

https://inmagazine.com.br/post/Novo-Batman-teria-3-horas-e-pegada-extremamente-dark

https://inmagazine.com.br/post/O-novo-filme-da-Apple-Studio-sera-estrelado-por-Scarlett-Johansson-e-Chris-Evans

No relatório sobre a nova fase da Marvel Studios, a CCTV6, um canal de filmes da China, divulgou as datas de oito dos dez futuros projetos da franquia. Uma vez que o Departamento de Propaganda do país tem autoridade sobre o canal, a exclusão dos dois filmes parece indicar que eles não foram aprovados pelo órgão governamental, já que todo filme estrangeiro precisa dessa permissão para ser exibido.

Especula-se ainda que Eternos possa ter um destino parecido, mas dessa vez por causa da diretora Chloé Zhao. A vencedora do Oscar se tornou uma pessoa má vista na China depois que comentários antigos sobre o país foram resgatados na internet. Como resposta, matérias envolvendo seu nome e suas conquistas foram tirados do ar.

A decisão de não distribuir o filme na China não é permanente até o momento, mas o atraso no lançamento em um país que afeta tanto os números de bilheterias não é ideal para o balanço final do orçamento. Ainda segundo o Omelete, o mercado chinês é o segundo maior para o Marvel Studios, atrás apenas dos Estados Unidos e Canadá. Além disso, a estreia atrasada aumenta as chances do filme ser pirateado.

Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis tem, além de Simu Liu como protagonista, nomes como Awkwafina, Tony Leung e Michelle Yeoh no elenco. A direção fica por conta de Destin Daniel Cretton, que também conta com o roteiro de Andrew Lanham e Dave Callaham.

Confira o trailer abaixo:

Foto Destaque: Michael Loccisano/Getty Images for Disney/AFP