Moda

Shein: marca chinesa é acusada de plágio

26 Abr 2022 - 22h30 | Atulizado em 26 Abr 2022 - 22h30
Shein: marca chinesa é acusada de plágio

Não é de hoje que a marca chinesa fast fashion Shein vem sendo acusada de plágio. Mas agora, a polêmica é com a grife Zara, uma das maiores marcas do planeta. A empresa vem conquistando milhares de pessoas  ao redor do mundo, não só pelo designer das peças, mas principalmente pelo baixo preço, que é uma tentação para qualquer um.


Coleção do mês de abril da Shein (Foto: Reprodução/ Instagram @sheinbrasil)


As comparações com as peças da Shein e da Zara acontecem a muito tempo nas redes sociais. E claro, que os internautas estão comentando, fazendo comparações, compartilhando vídeos e até imagens que mostram todas as peças que são compradas no site da marca espanhola Zara. 

Perfis nas redes sociais, como Instagram, foram criados para vasculhar os achados das marcas que ao final são super parecidas. Um dos perfis já tem 37 mil seguidores o @zara.vs.shein. Essa contas foram criadas com o intuito de atrair as pessoas para comprarem na Shein pelo preço que ela oferece no seu e-commerce. 


Instagram que mostra as comparações da peça da Shein e da Zara. (Foto: Reprodução/ Instagram)


Shein: Processos não param

Para quem não sabe, a ex-BBB Jade Picon é uma das influenciadoras que já vestiu várias peças da marca, o que resultou ainda mais na disseminação da loja aqui no Brasil. Mas a própria já fez denúncias contra a empresa por fazerem uma cópia de criações da sua marca. Com o ocorrido, foram feitos acordos e, logo depois, a peça foi retirada do e-commerce da loja.

Não só Jade Picon, a Zara sofreu plágios nas mãos da Shein. Marcas como: Levi’s e Dr.Martens também processaram a fast fashion no de 2018 e 2020, por copiarem seus jeans e coturnos. Ralph Lauren também acusou a Shein por uma logo muito parecida com a sua. 


Instagram que faz comparações das peças da Shein e outras grandes marcas. (Foto: Reprodução/Instagram)


Denúncias

Com peças tão parecidas, usuários do Tik Tok levantaram a #zaravsshein e #zaradupe, que já tem mais de 38 milhões de visualizações em cada #. Nelas estão reunidas denúncias de modelos de peças que são idênticas. Em outra rede social, foi criado um perfil para mostrar comparações de peças feitas por outras marcas e que Shein fez cópias, o @dupesnation, que já tem mais 30 mil seguidores.


Foto Destaque: Reprodução/SOPA via Getty Images