Beleza

Skincare: Os melhores ativos para sua rotina diurna e noturna

16 Mar 2022 - 14h40 | Atulizado em 16 Mar 2022 - 14h40
Skincare: Os melhores ativos para sua rotina diurna e noturna

A pele, além de ser um órgão do nosso corpo, é o maior de todos, por isso, exige uma série de cuidados que merecem atenção. Manter a pele bem cuidada ajuda na proteção contra a entrada de bactérias e vírus no nosso corpo, além de auxiliar a regular a temperatura.

Ultimamente, a palavra skincare tem sido muito usada, principalmente entre as influencers que compartilham com seus seguidores a rotina de cuidados e produtos para seu rosto. Mas você sabe certinho como realizar essa prática? Nesse post vamos te mostrar os melhores componentes para este tratamento, que reflete diretamente em nossa saúde física, além de dar uma turbinada na autoestima.



Reprodução: (Foto/Pixabay)


Rotina diurna:

Para começar, entenda que cuidar da pele é uma construção diária e exige um passo a passo que devemos seguir sempre, independente do horário que estamos fazendo. A ordem básica do tratamento é simples: Comece com a limpeza, depois a hidratação e finalize com proteção da pele.
Dito isso, vamos entender os componentes que devemos usar assim que acordamos:

Escolha sempre produtos que não tenham princípios ativos fotossensibilizantes e com texturas mais leves, para não causar manchas no rosto nem deixar um aspecto oleoso.
A vitamina C é um dos ativos mais utilizados para o cuidado diurno, pois, além de deixar a pele viçosa, é um poderoso antioxidante, protegendo seu rosto contra os radicais livres. Outro milagroso é o famoso ácido hialurônico, que promove uma hidratação perfeita para pele e, combinado com a vitamina C e o protetor solar, intensifica a prevenção do envelhecimento precoce. E por falar em protetor solar, este é um item mais que obrigatório na rotina diurna de skincare, tendo que ser reaplicado a cada duas horas.

Rotina noturna:

Para hora de dormir, podemos aplicar produtos mais potentes ou à base de ácidos. Os ácidos devem ser utilizados apenas a noite, pois sua ação esfoliante afina a pele, trazendo maior exposição aos danos da radiação solar, além de provocar manchas devido aos seus ativos fotossensibilizantes.

O ácido retinóico é um excelente renovador para pele, clareando manchas e estimulando a produção de colágeno.

Os alfa-hidroxiácidos (ácido lático, glicólico e ácido salicílico) também apresentam diferentes benefícios. A dermatologista Cintia Cunha, explica como esses ativos atuam em nossa pele: “Dependendo da concentração e da combinação, eles terão função de hidratação, redução da oleosidade, diminuição de acne e até atenuação de rugas finas. O ácido glicólico, por exemplo, é conhecido há um bom tempo por seu potencial de hidratação, estímulo de colágeno e uniformização. Já o ácido salicílico é bastante reconhecido com o seu papel seborregulador e antiacne”.

Além dos ácidos, outro produto que é fundamental na rotina noturna são os óleos de limpeza, ou cleansing oil, que removem profundamente as impurezas obtidas pela pele durante o dia, como a poluição e os resíduos de maquiagem, promovendo maior absorção dos produtos que forem aplicados após sua utilização.

Agora que aprendemos os componentes ideais para cada hora do dia, partiu cuidar da nossa pele e radiar saúde!

Foto destaque: Skincare. Reprodução/Mulher%20foto%20criado%20por%20wayhomestudio%20-%20br.freepik.com" target="_blank" rel="noopener">Freepik.