Moda

Skincare na área dos olhos além de hidratar, previne olheiras e marcas de envelhecimento

16 Nov 2022 - 20h30 | Atulizado em 16 Nov 2022 - 20h30
Skincare na área dos olhos além de hidratar, previne olheiras e marcas de envelhecimento

Os olhos são uma das características mais marcantes no rosto de uma pessoa. Por ser uma área mais sensível, podem apresentar flacidez, olheiras e bolsas. Assim, não é surpresa que existam dicas de skin care para essa região da pele. 

Sendo uma área mais delicada, ela tem uma estrutura de defesa menor, o que faz ser importante o cuidado. O uso de produtos específicos para essa parte são de muita importância, já que contém ingredientes que normalmente não tem nas quantidades necessárias em cremes faciais para tratar e recuperar a pele da região. Os cuidados evitam dermatites de contato e descamações por causa do frio.

Como cada tipo de pele precisa de um tratamento diferente, é necessário entender as necessidades da própria pele e conferir com uma dermatologista se o uso de determinados produtos trará benefícios ou não.

Existem quatro tipos de olheira: a olheira profunda, as pigmentadas, as vasculares e as mistas. Cada uma tem as próprias causas e aparências, variando o tipo de tratamento para cada caso, que podem ter tons mais arroxeados, acastanhados ou azulados. A genética, carência de hidratação, questões hormonais, consumo de drogas e álcool, falta de sono, perda de colágeno, exposição solar sem proteção e disfunções circulatórias são as principais origens. É recomendado por certos especialistas o uso de produtos que ativem a microcirculação na área.


Rolinho massageador e Gua Sha (Foto: Reprodução/Pinterest)


Os produtos precisam ter o efeito tensor, que basicamente forma uma camada na pele que amole a pele, gerando um efeito de tensão por secagem, que resulta em uma hidratação intensa. Isso é o que combate as marcas de envelhecimento e cansaço. Ácidos fortes podem machucar a área dos olhos, podendo surgir irritações ou outros problemas, tendo que ser evitados assim como receitas caseiras. Uma delas é o uso de gelo na pele, o que não é tão saudável quanto parece, pois pode causar queimaduras na região. O apropriado é se manter fiel à produtos dermatologicamente testados.

Adicionar as massagens faciais, que podem ser feitas com “rolinhos”, gua sha e até com as próprias mãos, também podem dar um up na rotina de skin care. Isso por causa dos movimentos repetitivos que auxiliam, a partir de uma drenagem, na diminuição do inchaço, sendo um ótimo aliado para a área dos olhos.

Em entrevista para a Capricho, a dermatologista Dra. Vanessa Perusso indicou produtos hidratantes que tenham na fórmula ácido hilaurônico, rosa mosqueta, alo vera, camomila e vitamina c em uma concentração baixa — que também pode clarear as olheiras. 

 

Foto destaque: Mulher usando máscara para a região dos olhos. Reprodução/Pinterest