Saúde e Bem Estar

Soluções para não desistir da academia

27 Jan 2022 - 12h00 | Atulizado em 27 Jan 2022 - 12h00
Soluções para não desistir da academia

Quando estamos nos primeiros dias da academia é comum que exista animação e empenho para alcançar os objetivos e manter ativo, porém com o passar do tempo é natural que muitas pessoas desanimem, principalmente pelo fato da demora em aparecer os resultados. É preciso ter em mente que esses resultados não são tão rápidos como esperamos que seja e para obtermos um resultado é necessario continuar com a pratica de atividade física e uma alimentação saudável.

Uma boa forma de emagrecer, queimar gordura localizada e perder barriga, além de obter uma forma de relaxar e promover a sensação de bem-estar é frequentar a academia de ginastica, principalmente quando praticamos de forma regular. Confira algumas dicas para manter-se estimulado e empolgado para continuar com a pratica de exercício:

Tenha consciência, é de suma importância saber que os resultados não surgem do dia para a noite e que surgem devido a uma combinação de fatores, como: a prática regular de atividade física, de preferência acompanhada por um profissional que aconselha os melhores treinos e de acordo com o objetivo, e alimentação balanceada.

Não vale a pena suar por três horas por dia, todos os dias na academia e achar que os resultados vão surgir, longe disso, a prática de exercícios físicos sem a orientação resultará em uma lesão, que pode deixar você afastado da academia por semanas, ou seja, “voltará à estaca zero”.

É ideal ter a consciência de que, mesmo se já tiver obtido o peso almejado, as atividades físicas e a alimentação adequada continuem para que os resultados possam ser duradouros e para que se tenha melhora no condicionamento físico e da qualidade de vida.

Treine com amigos, já que, convidar amigos, vizinhos ou colegas de trabalho para frequentar a mesma academia ajuda a manter o compromisso com a atividade física, além de tornar os exercícios mais divertidos e agradáveis, parecendo que o tempo passa mais rápido.


Não desista da academia: Veja 5 dicas para manter a vontade de malhar!

(Foto: Reprodução/ Pinterest)


Além do mais, quando se treina com conhecidos é mais fácil que se tenha mais disposição, pois um acaba por motivar o outro a atingir o objetivo.

Anote todas as conquistas que já foram alcançadas desde que se começou a ir à academia é uma ótima dica para ganhar motivação e prosseguir com os treinos sem desistir, pois é uma amostra de que os exercícios e os treinos estão ajudando a alcançar os objetivos e de que se está fazendo melhorias.

De tal modo, é aconselhável escrever no celular ou num papel, regulamente, as conquistas obtidas ao longo do tempo, seja perda ou ganho de peso, evolução na quantidade de repetições do abdominal ou aumento na distância da corrida, e deixar essas anotações aparentes, pois dessa maneira é possível que se mantenha motivado. Além disso, se o objetivo for estético, pode-se tirar fotos ao fim de uma semana de treino e conferir os resultados.

E por fim, deixe a academia mais divertida, um dos motivos que pode fazer desistir da academia é o fato de se fazer sempre o mesmo tipo de exercício, o que pode muitas vezes fazer com a que a prática de atividade física na academia seja associado a alguma coisa monótona. Portanto, é importante variar os exercícios realizados, pois além de tornar a prática menos tediosa, ajuda a trabalhar diferentes músculos.

Aliás, pode ser interessante dar preferência a aulas de grupo, pois durante as aulas é possível ter contato com outras pessoas, o que também ajuda a aumentar a motivação.

Outra opção para tornar a ida à academia mais divertida é ouvir as músicas que mais gosta durante o treino, pois isso faz com que o corpo responda positivamente ao exercício, sendo também possível mover-se e exercitar-se ao ritmo da música, ao mesmo tempo que a ouve, promovendo a sensação de prazer e bem-estar.

Foto destaque: Reprodução/ Pinterest

Mais Lidas