O cineasta americano Spike Lee, de 65 anos, foi uma das presenças ilustres durante a Rio Innovation Week 2022 que aconteceu nesta última sexta-feira (11), o maior evento de inovação e tecnologia da América Latina. Vencedor do Oscar e conhecido por filmes como Faça a Coisa Certa, Malcolm X e Infiltrado na Klan, o diretor foi completamente ovacionado pelos fãs após sua palestra no palco principal da convenção.
O diretor havia mais cedo visitado a comunidade de Santa Marta, em Botafogo, na Zona Sul do Rio onde em seu perfil no Instagram, Lee postou uma foto com a estátua de Michael Jackson (1958 - 2009) na favela onde ele havia dirigido o clipe They Don´t Care About Us, que Michael gravou em 1995, que deixou ele chegar 40 minutos atrasado no evento, mas por um bom motivo!
(Foto/Reprodução: Instagram)
"Eles realmente não ligam para nós. Saudações do Santa Marta, Brasil, onde meu irmão e eu fizemos aquela parada 26 anos atrás", escreveu o diretor na legenda da publicação.
O cineasta se apresentou às 14h no palco principal da Rio Innovation Week e chegou causando, trajando a camisa da seleção Brasileira, fez reverência a Gal Costa ao tocar umas de suas músicas em sua homenagem e ainda pedindo um minuto de silêncio pela cantora; e comemorou a eleição de Luís Inácio Lula da Silva, comparando sua vitória do amor sobre o ódio ao criticar Bolsonaro juntamente.
"Bolsonaro e [o ex-presidente dos EUA Donald] Trump são gângsteres, eles e seus amigos" - disse Spike, seguido de uma leva de aplausos.
Ainda no evento, Lee discorreu sobre o fato de a tecnologia ser uma ferramenta capciosa e novamente citou Bolsonaro e Trump, lembrando o início da pandemia e como os dois trataram a Covid-19 como uma farsa.
"Houve mais de um milhão de mortes por Covid nos Estados Unidos, e muitas delas poderiam ter sido salvas se não tivessem acreditado nessas mentiras", afirmou.
Além de diretor, Spike é também condecorado professor titular da NYU Grad Film e reconhecido no mundo inteiro por seu forte trabalho como ativista social, onde constantemente se vê presente e sempre abordando a temática racial e os problemas dos oprimidos em suas produções, sempre polêmicas e sem piedade para com as críticas governamentais e racistas que realiza.
Foto Destaque: Spike Lee em palestra no Rio Innovation Week 2022 (Foto: Reprodução / Agnews)