A startup francesa Zephalto anunciou essa semana que irá oferecer viagens em um balão espacial a 25 mil quilômetros de altura, mais precisamente até a estratosfera, para aqueles que desejarem experimentar um jantar com “vista diferenciada”. A empresa começou a fazer reservas para os primeiros voos, que deverão ser a partir de 2025.
“Escolhemos 25 km de altura porque é a altitude em que você está na escuridão do espaço, com 98% da atmosfera abaixo de você, para que você possa apreciar com a curvatura da Terra na linha azul", relatou Vincent Farret d'Astiès, o fundador da Zephalto e engenheiro aeroespacial, à agência Bloomberg.
"Você está na escuridão do espaço, mas sem a experiência de gravidade zero", acrescentou. A empresa promete realizar cerca de 60 viagens por ano, onde tal experiência terá o preço R$672 mil reais por pessoa, no qual terão direito refeições gourmet, vinhos e fotografias, sendo a partir de 2025 os primeiros voos com os aqueles que quiserem vivenciar essa experiência única.
Publicação da Zephalto. (Reprodução/Instagram)
A cápsula que será utilizada no turismo espacial terá 20 metros quadrados, contendo além dos viajantes, dois pilotos. Para atingir o ponto máximo pretendido, o balão será preenchido com gás hélio ou hidrogênio, elevando-se até a estratosfera em uma hora e meia. Chegando lá o balão ficará estático por três horas até retornar, em um percurso também de 90 minutos.
Vale ressaltar que os pacotes de viagem para turismo espacial estão em alta recentemente, havendo empresas que oferecem desde viagens a órbita, a pacotes mais “econômicos”, que levarão passageiros a bordo de uma cápsula presa a um balão, assim como a Iwaya Giken e a própria Zephalto. Apesar destes não chegarem ao espaço sideral, que oficialmente fica a 80 quilômetros de altitude segundo a Administração Federal de Aviação dos EUA ou 100 quilômetros, segundo a Federação Aeronáutica Internacional.
Foto destaque: Balão espacial da Zephalto. Reprodução/Instagram.