Moda

Stef Van Looveren: o nome por trás da bolsa de Anitta

02 Jan 2023 - 17h24 | Atulizado em 02 Jan 2023 - 17h24
Stef Van Looveren: o nome por trás da bolsa de Anitta

A cantora Anitta apareceu em seus stories do Instagram na última sexta-feira (30) com uma bolsa curiosa. O objeto parece esculpido na forma de uma vagina, e apareceu junto com o perfume íntimo lançado pela estrela em julho de 2022. A bolsa em questão, Mini Pussy Bag ‘Joyful Tear’ é uma das obras de Stef Van Looveren, artista belga não-binário.

Com 30 anos, Looveren se define como multiartista, e seus trabalhos alternam entre performances, fotos, vídeos e esculturas, sempre com uma estética única e provocativa. A maioria deles, voltados para o tema da sexualidade e da identidade de gênero. A bolsa de Anitta é uma entre as diversas “esculturas vestíveis” da autoria de Looveren com formatos de genitálias. Além da vulva, há modelos com bumbuns e diversos tamanhos de pênis.

Em seu site e na conta do Instagram, as bolsas são apresentadas com um texto-manifesto: “A escultura portátil bolsa DPA apoia a visão de que ‘sexo’ deveria ser visto como um acessório intercambiável e vestível, algo que pode ser usado por quem veste para brincar. Moldadas levando em conta uma variedade de formas de corpo reais e representando diversos tipos de genitálias, as esculturas são feitas para ser o mais inclusivas possível e celebrar a distinção entre ‘sexo’, ‘gênero’ e ‘sexualidade’.”



O nome de Looveren já estivera em voga em junho de 2021, quando a cantora Rosalía compartilhou em seu Instagram imagens usando a Mini Erect Dick Bag Gold – uma das bolsas do artista, com formato fálico. Dourado e chamativo, o objeto estava com a espanhola em uma cama no que parecia um quarto de um hotel de luxo, e gerou burburinho nas redes sociais.



Apesar da repercussão, o perfil de Looveren não é verificado no Instagram, e conta com apenas 23,6 mil seguidores. Suas obras já foram apresentadas em mais de 60 exposições desde 2014, tanto na Europa – a maioria na Bélgica, seu país natal – quanto nos Estados Unidos. No momento, algumas das criações podem ser vistas na Fragment Gallery, em Nova York. A mostra “A room full of mirrors” está em cartaz até 13 de janeiro e conta com 13 artistas reunidos em torno da releitura de “portraits”, pinturas de pessoas. A exposição busca ultrapassar o caráter antigo e opressor desse formato de representação, relacionado a ideia de burguesia e colonialismo, e trazer versões que perpassam temas como memória coletiva, gênero, corpos femininos e identidade.

As bolsas de Looveren são feitas à mão e estão disponíveis para compra sob encomenda. O preço não é divulgado.

Foto Destaque: Reprodução/Instagram