Notícias

Surgimento de nuvem roxa preocupa autoridades chilenas

22 Ago 2022 - 20h08 | Atulizado em 22 Ago 2022 - 20h08
Surgimento de nuvem roxa preocupa autoridades chilenas

Uma nuvem roxa foi observada em vários pontos da comuna de Pozo Almonte, na região de Taracapá, no Chile. A suspeita é de que houve um vazamento de vapor de iodo devido a uma falha da empresa Companhia Salitre e Iodo(Cosayach).

O Superintendente de Meio Ambiente, Emmanuel Ibarra, explicou que a Cosayach é uma empresa que trabaha com iodo e devido à falha de uma bomba, o iodo passou de um estado sólido para gasoso e por isso foi formada uma nuvem de cor roxa nas regiões próximas a empresa.



Após reuniões e trabalhos de campo, o Delegado Presidencial Regional de Tarapacá, Daniel Quinteros, informou que não foram registrados danos às pessoas, no entanto, alertou que o monitoramente irá continuar.

O delegado acrescentou que, juntamente com os orgãos nacionais, será avaliada a apresentação de uma denúncia contra a Cosayach por descumprimento das normas que acabaram ocasionando a liberação do produto químico. A mineradora também não comunicou o ocorrido às autoridades e por isso foi necessário convocar uma reunião emergencial para que o controle pudesse ser feito.

Não é a primeira vez que a mineradora Cosayach se envolveu em um problema do meio ambiente. Em 2011 a empresa foi investigada por extrair água de forma ilegal do Pampa do Tamarugal, que é um deserto interior também localizado na região de Tarapacá.

Foto destaque: Nuvem roxa em Pozo Almonte: Reprodução/Chile Detail Zero