A atriz Cate Blanchett vive a personagem Lydia Tár, no filme que leva seu sobrenome como título. O longa concorre a seis categorias no Oscar 2023, incluindo ‘Melhor Filme’, ‘Melhor Direção’ para Todd Field e ‘Melhor Atriz’ para Cate Blanchett. Em entrevista divulgada na página oficial da Universal Pictures Brasil no Instagram, a intérprete revelou que sentiu uma conexão com a personagem. “Eu me encantei por ser o retrato de uma mulher sendo revelado, mas fiquei fascinada pelo roteiro em um nível rítmico.”, ela disse.
Cate Blanchett e Todd Field falam sobre 'TÁR' (Reprodução/@universalpicsbr/Instagram)
'TÁR' é uma obra fictícia, roteirizada pelo diretor e também produtor do longa, Todd Field. Ele explicou que se trata de “um filme de processo, um filme de ensaio”. Sobre a maestrina Lydia Tár, personagem central responsável pelo desenvolvimento da trama, Cate Blanchett contou que “ela tem uma enorme sensibilidade ao som, e isso foi diagnosticado como algo chamado misofonia. Você pode ter um ataque de fúria se alguém no outro lado da sala pegar um pacote de batatinha, porque você sabe que vai fazer aquele barulho“.
O drama acompanha a maestrina Lydia Tár, que vive o auge de sua carreira à frente de uma grande orquestra alemã. O enredo se desenrola enquanto ela se prepara para o evento em que irá apresentar a 'Quinta Sinfonia de Mahler'. “O filme é sobre o mundo em geral e sobre o mundo da música clássica. Acho que há muito mais coisas a falar, porque há uma inversão de gênero. Pode-se falar de estruturas de poder de um jeito que as pessoas fiquem bem mais abertas para captar as sutilezas do filme porque não é aquela clássica situação machista de sempre.”, comentou a atriz.
Trailer de 'TÁR', da Universal Pictures (Reprodução/Youtube)
Cate Blanchett é uma atriz experiente em premiações que já concorreu oito vezes ao Oscar, e conquistou duas estatuetas. Ela venceu em 2014, na categoria de ‘Melhor Atriz’ por sua atuação no filme ‘Blue Jasmine’, de Woody Allen. E em 2005, na categoria ‘Melhor Atriz Coadjuvante’ no filme ‘O Aviador’, de Martin Scorsese. Com o longa-metragem 'TÁR' ela já foi consagrada com o Globo de Ouro na categoria ‘Melhor Atriz’ e também recebeu outras premiações da área do audiovisual.
Foto Destaque: Cate Blanchett em cena de 'TÁR'. Reprodução/Instagram