Notícias

TRF-3 é alvo de hackers nesta quarta-feira (30)

30 Mar 2022 - 21h39 | Atulizado em 30 Mar 2022 - 21h39
TRF-3 é alvo de hackers nesta quarta-feira (30)

O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), em São Paulo, divulgou nesta quarta-feira (30), que foi alvo de um ataque cibernético em suas plataformas, tornando indisponível todos os serviços prestados pela Corte.  

Após o ataque hacker, as atividades no tribunal estão temporariamente suspensas, sem data prevista para a retomada dos serviços, segundo um comunicado feito pelo próprio órgão. Mesmo com a página do TRF-3 na internet estando indisponível, exibindo somente o comunicado geral feito pelo tribunal, os dados armazenados não foram comprometidos pelo ataque.  

Neste portal serão disponibilizados novas informações, tanto para o público interno quanto para o público externo, até a completa restauração dos ambientes da Justiça Federal da 3ª Região",  diz o tribunal no comunicado divulgado no site.


Comunicado do TRF-3 (Foto: Reprodução/Istoé)


Após isso, a desembargadora Marisa Santos, presidente do TRF-3, suspendeu os prazos dos processos de 1º grau, que serão tramitados na corte nos dias 30 e 31 de março. Além disso, autorizou que os funcionários trabalhem em suas casas no mesmo período, até que toda situação no tribunal seja resolvida. Os prazos voltarão a ser contados a partir do próximo dia útil após os dias de paralisação, segundo a Corte. 

O TRF-3 é a maior Corte federal dos Estados e possui 43 desembargadores, que são os responsáveis pelos processos de São Paulo e Mato Grosso do Sul.  A Polícia Federal esteve presente no prédio do tribunal no final da tarde para analisar as consequências pós ataque e informa que será aberto um inquérito para investigar a ação. 

Os tribunais ao redor do país vêm sofrendo ataques cibernéticos, desde o ano de 2020. Não sabe-se se é uma mesma quadrilha realizando os crimes, ou possuem diversas dessas pessoas especializadas em hackear órgãos públicos espalhados ao redor do mundo todo. A Polícia Federal se encontrou presente na investigação de todas as denúncias.

 

Foto destaque: Reprodução/Amazon

Mais Lidas