O Tour da taça da Copa do Mundo Feminina começará nesse sábado, 18, em Melbourne, na Austrália. A partir de lá, o troféu será levado para os 32 países classificados para a competição, dando aos torcedores a chance de vê-lo de perto. A taça passará pelo Brasil nos dias 29 e 30 de março. Ela circulará até chegar novamente à Oceania, em Wellington, na Nova Zelândia, em 14 de julho.
A secretária geral da Fifa, Fatma Samoura, vê o potencial inspirador da viagem da taça. “O Tour da taça da Copa do Mundo Feminina da Fifa é uma celebração global espetacular do futebol feminino, que vai dar a torcedores, seus familiares e entusiastas do futuro do futebol a chance de se inspirar e de fazer parte de uma jornada realmente especial. O tour vai inspirar as pessoas em todo o mundo, vendo a habilidade e a criatividade que mostram por que o futebol feminino tem um futuro brilhante”, declarou.
A taça pesa cerca de 2kg e foi criada em 1999. Ela é composta de ouro, prata e mármore, é feita à mão por uma empresa italiana e permanece com a equipe ganhadora do torneio, ao contrário do troféu da competição masculina.
A Copa do Mundo Feminina ocorrerá a partir de 20 de agosto. A seleção brasileira fará o primeiro jogo no dia 24, contra um adversário que será selecionado na repescagem entre Papua Nova Guiné, Paraguai, Panamá e Taiwan. Depois, o Brasil, que está no grupo F, enfrentará a França, em 29 de julho, e a Jamaica, em 2 de agosto.
Um importante passo na preparação brasileira para a Copa do Mundo se iniciou hoje (18): a participação na SheBelieves Cup. O torneio dará à seleção a oportunidade de antever o que a espera no mundial e, à técnica Pia Sundhage, de fazer os últimos ajustes no time titular.
A SheBelieves Cup marca a volta de Marta aos jogos após meses de afastamento em função de um ligamento rompido no joelho esquerdo em março de 2022. A partida contra o Japão foi a primeira entrada do Brasil em campo em 2023 e terminou com vitória verde e amarela por 1 a 0 em Orlando, nos Estados Unidos.
Foto Destaque: Troféu da Copa do Mundo Feminina. Reprodução: Divulgação/Fifa