Moda

Tartan: da tradição escocesa à tendência de inverno de 2023

11 Mai 2023 - 15h30 | Atulizado em 11 Mai 2023 - 15h30
Tartan: da tradição escocesa à tendência de inverno de 2023

O tartan é uma das tendências mais populares para o inverno de 2023, aparecendo em diversas passarelas em todo o mundo com novas iterações que demonstram a versatilidade e atemporalidade do tecido. A padronagem já foi associada à tradição escocesa e nobreza britânica, agora é usado por estilistas de todo o mundo para criar looks que vão desde o clássico ao punk, passando pelo moderno e sofisticado.

Foi por meio da moda britânica que o tartan conquistou popularidade global, sendo amplamente seguida e contando com a adesão de figuras influentes, como o rei George IV do Reino Unido, a Rainha Vitória e o príncipe Albert. Essa padronagem xadrez possui raízes profundas na cultura escocesa, onde os clãs utilizavam diferentes padrões de tartan para representar suas famílias. Ao longo dos anos, o tartan transcendeu fronteiras e se tornou um símbolo reconhecido internacionalmente, sendo incorporado em diversos estilos de moda ao redor do mundo.


Burberry Inverno 2023. Reprodução/Twitter@burberry


O tecido que carrega significados históricos e culturais importantes, e já foi utilizado como uma crítica social e política, como no caso da coleção de outono/inverno de 1995 de Alexander McQueen, que trouxe uma reflexão sobre a exploração dos ingleses com os escoceses. Além disso, o tartan também tem sido utilizado para criar looks irreverentes e excêntricos, como nas coleções de Vivienne Westwood, a "mãe do punk", que incorporou a tradição escocesa em suas criações e até criou seu próprio tartan, batizado de MacAndreas.


Saint Laurent Inverno 2023. Reprodução/Instagram/@overdressvintage 


Outro ícone da moda que ajudou a popularizar o tartan foi o filme "Clueless" (1995). A personagem Cher, interpretada por Alicia Silverstone, usou um conjunto de blazer e saia tartan amarelo de Jean-Paul Gaultier que se tornou um dos looks mais icônicos da história do cinema, tornando-se objeto de desejo para pessoas de diferentes estilos. A Burberry, em particular, é conhecida por seu uso do tartan em seus famosos trench coats. Mais recentemente, o estilista Daniel Lee a utilizou em seu desfile de estreia na marca, combinando cores inusitadas e transformando a padronagem em protagonista de sua coleção. 

A apresentação foi a primeira a trazer o ritmo repleto de padrões xadrez que se manteve presente durante toda a temporada, presente nas passarelas tanto de marcas inglesas, como a Stella McCartney, quanto de marcas francesas, desde Saint Laurent até Christian Dior, além de marcas japonesas, como Issey Miyake. A variedade de interpretações do tartan por diferentes estilistas evidenciou a sua versatilidade e capacidade de se adaptar a uma ampla gama de estilos e tendências.

Foto Destaque: Naomi Campbell em um conjunto tartan para a coleção Outono/Inverno 1994 de Vivienne Westwood “On Liberty”. Reprodução/Instagram/@thewestwoodarchives