A cantora e compositora Taylor Swift recebeu nesta quarta-feira (18) o título de doutora honorária pela Universidade de Nova York, uma das mais influentes dos Estados Unidos e do mundo. De acordo com um comunicado enviado pelo vice-reitor da universidade, John Beckman, a honraria é concedida àqueles “cujos talentos, realizações e ações possam servir como exemplo” para os formandos.
Em seu discurso bem-humorado, a cantora se mostrou honrada com o título de Doutora em Belas Artes que, segundo ela, está “vestindo um capelo e uma beca pela primeira vez”. "Gostaria de agradecer à NYU por me tornar tecnicamente, pelo menos no papel, uma doutora. Não o tipo de doutora que você gostaria de ter por perto no caso de uma emergência, a menos que sua emergência específica fosse que você precisa desesperadamente ouvir uma música com um refrão cativante e uma ponte intensamente catártica. Ou se sua emergência for que você precisa de uma pessoa que pudesse nomear mais de 50 raças de gatos em um minuto”, brincou a artista.
Taylor também contou que, como saiu da escola antes de completar o ensino médio para viver a vida de shows na estrada, não teve uma formatura. “Quando criança, sempre pensei que iria para a faculdade, imaginando os posters que penduraria na parede do meu quarto nos dormitórios de calouros”, disse, e aconselhou os formandos a não deixarem se intimidar pela vida, encarando-a de cabeça erguida.
“Aprenda a viver ao lado do medo. Não importa o quanto você tente evitar se encolher, você vai olhar para trás em sua vida e se encolher retrospectivamente. Constrangimento é inevitável ao longo da vida”, avisou. "Não ser convidado para festas e festas do pijama na minha cidade natal me fez sentir desesperadamente solitária. Mas porque me sentia sozinha, eu sentava no meu quarto e escrevia músicas que me dariam uma passagem para outro lugar”, lembrou ela, que foi aclamada pelo público.
Em um comunicado para a imprensa, a Universidade de Nova York classificou Taylor como “uma das artistas mais prolíficas e célebres de sua geração”. A universidade já concedeu o título a diversas personalidades marcantes das últimas décadas, como Bill Clinton, Aretha Franklin, J.K. Rowling e Oprah Winfrey.
Foto destaque: Taylor Swift. Reprodução/Angela Weiss/Getty Images.