Moda

Tendência que promove liberdade na moda: Confira peças sem gênero e se inspire

24 Jun 2022 - 17h33 | Atulizado em 24 Jun 2022 - 17h33
Tendência que promove liberdade na moda: Confira peças sem gênero e se inspire

O universo da moda passa frequentemente por alterações, até porque cada uma tem sua forma de criar um estilo, com base nas tendências conhecidas. Muitas criações na sociedade são divididas ou feitas para atingir um determinado público alvo, e muitas das coisas, principalmente as roupas, são feitas para o uso de um determinado gênero.

Em questão de moda, os homens sempre tiveram maior liberdade em questão de estilo, pelo fato de ter peças mais práticas para usar, independente da ocasião, se é formal ou informal. Já as mulheres, possuem mais artigos na área da moda, mas até o século XVIII, as peças eram extremamente femininas e formais.

Através do seu blog próprio, a marca Amaro comentou o seguinte sobre a moda sem gênero:

A diferença entre peças de roupas surgiu principalmente no período renascentista. O visual que tinha mangas justas, espartilho, corpetes e saias deixavam a silhueta do corpo da mulher mais acentuada e o diferenciava da moda “masculina”. Foi só em 1920 que a estilista Coco Chanel começou a criar peças “femininas” com mais liberdade criativa, inovando em seus desfiles com modelos trajadas de calças e blazers – uma polêmica para a época. Foi a partir daí que plantaram a primeira semente para o que seria hoje a moda sem gênero livre de qualquer limitação binária”.

A moda sem gênero foi criada para deixar de definir um gênero em específico, ou seja, para quebrar paradigmas dentre os padrões sociais. Nessa tendência, as roupas são criadas para qualquer pessoa vestir, da forma que preferir e se sentir confortável.

Qual é a diferença da moda sem gênero para a unissex?

Por mais que a moda unissex seja mais neutra, ela ainda sim possuo uma percepção de gêneros. Já a moda sem gênero não, a peça pode ser justa, curta, larga ou pode ser um salto, saia, bermuda ou bustiê, mas mesmo assim, é feita para qualquer pessoa!

Agora, abra seu guarda-roupa e se inspire nesses looks de peças sem gênero.

Jaqueta jeans



Quem não tem um clássico jeans no guarda-roupa, ou melhor, uma jaqueta? Se você não tem, pense na ideia de adquirir, pois depende do material e do seu cuidado, ela pode durar por gerações. O melhor da jaqueta jeans, é que nunca sai de moda e pode ser usada de uma forma bem livre e pra qualquer pessoa.

Moletom


Moletom PANGAIA Drops Botanicals 2.0 Collection (Reprodução/Getty Images)


O moletom com um bom material e com uma cor que case facilmente com outras, é tudo! Hoje em dia existem peças de moletom com a modelagem muito semelhante com a de alfaiataria, em questão de corte, portanto, possibilita um uso formal e informal. Além desses fatores, uma peça de moletom pode trazer conforto ao vestir e visualmente também.

Calça de alfaiataria


Alfaiataria marca House of Holland's Rainbow Suits (Reprodução/Getty Images)


Não só a calça, mas também outras peças nessa modelagem sempre são bem vindas. Hoje na moda sem gênero há tantas peças que combinam com qualquer tipo de corpo e gênero, que vale a pena investir.

Sobretudo


Peças de Tibi Resort 2020 Collection (Reprodução/Vogue)


Ótima peça para dias frios, principalmente para fazer um look em camadas. O sobretudo deixa um toque de classe para o visual e independente do corte, fica ótimo em qualquer gênero.

Macacão


Macacão All Organic Dungarees (Reprodução/Getty Images)


Peça utilitária e fácil de usar né? Já vem pra cobrir todo o corpo! Desde o curto, até o longo e largo, o macacão sempre está em alta. 

A moda sem gênero também é essencial para quem ainda está descobrindo qual é o estilo ideal, aquele que vai dizer qual é a sua identidade e mostrar para o mundo, os seus gostos e o que você quer dizer ou expressar. A moda em geral não diz apenas sobre peças de roupas, sapatos e acessórios, engana-se quem acha que esse universo está limitado apenas para as passarelas e revistas.

Cada um tem liberdade para escolher o seu jeito de ser dentro da moda, mas o melhor disso, é quando você se sente livre e seguro em qualquer lugar e ocasião. Pode ter certeza, que a aposta de um look com peças sem gêneros, vai valer muito a pena!

 

Foto de Destaque: Roupas da marca Collusion Unisex oversized. Reprodução/Getty Images