Esportes

Tenista número 1 do mundo choca o esporte e anuncia aposentadoria aos 25 anos

23 Mar 2022 - 10h20 | Atulizado em 23 Mar 2022 - 10h20
Tenista número 1 do mundo choca o esporte e anuncia aposentadoria aos 25 anos

O mundo do tênis sofreu um impacto muito grande nesta terça-feira (22). A australiana Ashleigh Barty, número 1 do Ranking da WTA, surpreendeu a todos ao anunciar sua aposentadoria da modalidade precocemente aos 25 anos. A anúncio veio através de um vídeo publicado em suas redes sociais.

"O dia de hoje é difícil e cheio de emoções para mim quando anuncio minha aposentadoria do tênis. Eu não tinha certeza de como compartilhar essa notícia com vocês, então pedi a minha boa amiga Casey Dellacqua para me ajudar. Sou muito grata por tudo que este esporte me deu e saio orgulhosa e realizada. Obrigado a todos que me apoiaram ao longo do caminho, sempre serei grata pelas memórias ao longo da vida que criamos juntos", disse ela na legenda de um vídeo de 6 minutos em que explica sua decisão.


Ashleigh Barty se aposentou aos 25 anos. (Foto: Reprodução/Aristegui noticias)


Ashleigh estava invicta nesta temporada e é dona de três títulos de Grand Slam de simples, Roland Garros (2019), Wimbledon (2021) e o Australian Open deste ano. Além dos títulos de simples, ela conquistou mais 12 títulos nas duplas. Ela também foi a primeira australiana a conquistar o Aberto da Austrália de simples desde 1978.

Recentemente, Barty deixou de disputar dois torneios importantes nos Estados Unidos, alegando que não se sentia competitiva para disputar os torneios. No vídeo que anuncia sua aposentadoria, a australiana afirma que fisicamente, não tem mais nada a oferecer ao esporte.

“Fisicamente, não tenho mais nada a oferecer para o tênis. Dei tudo que eu poderia dar para esse lindo esporte, e estou realmente feliz. Estou tranquila com a decisão porque sei que eu, a pessoa Ash Barty, tenho sonhos que não necessariamente envolvem viajar o mundo, estar longe da minha família, da minha casa onde sempre quiser estar. Eu nunca vou deixar de amar o tênis, sempre será algo fundamental na minha vida. Mas agora vou aproveitar a próxima fase da minha vida como a Ash Barty pessoa e não a Ash Barty atleta", finalizou.  

Ela se torna a segunda tenista a se aposentar como número 1 do mundo, seguindo o exemplo da belga Justine Henin, que se despediu do esporte em 2008.

Foto Destaque: Ashleigh Barty se despedindo. Reprodução/O globo

 

Mais Lidas