Saúde e Bem Estar

Terceiro caso de Varíola dos macacos é confirmado pelo Ministério da Saúde

13 Jun 2022 - 15h24 | Atulizado em 13 Jun 2022 - 15h24
Terceiro caso de Varíola dos macacos é confirmado pelo Ministério da Saúde

O Ministério da Saúde confirmou o terceiro caso de Varíola dos Macacos no Brasil na noite deste domingo (12). Um homem de 51 anos, que está isolado em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Ele esteve em Portugal, um dos focos do vírus atualmente. 

Antes do primeiro caso ser confirmado, foi criada uma Sala de Situação para monitorar o cenário da varíola dos macacos (monkeypox) no Brasil. Essa medida tem como objetivo elaborar um plano de ação para o rastreamento de casos suspeitos e definir um diagnóstico clínico e laboratorial para a doença. 


Terceiro caso de varíola dos macacos é confirmado no Brasil (Foto: Reprodução/CNN Brasil)


Esse monitoramento ocorre pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS Nacional), que atua de forma permanente, detectando informações 24 horas por dia e notificou esse caso recente após a confirmação laboratorial por RT-PCR realizada pelo Instituto Adolfo Lutz de São Paulo (IAL/SP).

Segundo nota do ministério, o paciente está em isolamento e possui quadro clínico estável, não apresenta complicações e está sendo monitorado pelas Secretarias de Saúde do Estado e do Município.

“Todas as medidas de contenção e controle foram adotadas imediatamente após a comunicação de que se tratava de um caso suspeito de monkeypox, com o isolamento do paciente e rastreamento dos seus contatos, tanto nacionalmente quanto do voo internacional, que contou com o apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, afirmou o Ministério.

E ainda completou: “O caso, que estava em monitoramento desde o dia 27 de maio, trata-se de um homem que encontra-se em viagem a Porto Alegre. O homem procurou atendimento médico no último dia 19 e novamente no dia 23 de maio. Paciente desconhece contato com pessoas em Portugal que sejam confirmadas ou suspeitas para a doença varíola do macaco até o presente momento e relata melhora parcial das queixas citadas com tratamento instituído.”

 

Foto Destaque: Reprodução/Poder 360