Notícias

Termina hoje o prazo para primeira via e regularização do título de eleitor

04 Mai 2022 - 14h20 | Atulizado em 04 Mai 2022 - 14h20
Termina hoje o prazo para primeira via e regularização do título de eleitor

O prazo para os brasileiros a partir de 16 anos que queiram tirar a primeira via ou para quem quer regularizar o título de eleitor termina hoje (4), para assim poderem votar nas eleições 2022.

Os procedimentos podem ser feitos pela internet no Título Net.


As eleições acontecem dia 2 de outubro no primeiro domingo do mês (Foto:reprodução/Cartacapital)


O primeiro turno das votações para deputados estaduais e federais, senador, governador e presidente, acontecerá dia 2 de outubro. Já o segundo turno, para os estados que precisarem ou para presidência, está marcado para dia 30 de outubro, no último domingo do mês.

De acordo com as leis eleitorais, é determinado o fechamento dos cadastros das eleições em 150 dias antes do pleito. Neste período as pessoas devem poder resolver pendências como mudança de domicílio eleitoral, ausências decorrentes ou justificativa nas três últimas eleições.

"Para evitar contratempos, é importante solicitar a primeira via ou regularizar o título o quanto antes, pois nos últimos dias do prazo a procura pelo serviço é alta", diz o TSE.

A regularização da situação do título de eleitor ou até a retirada do documento em sua primeira via devem ser solicitadas pelo sistema Título Net, na página do Superior Tribunal Eleitoral (TSE). Será preciso anexar um documento oficial com foto, comprovante de pagamento dos débitos com a Justiça Eleitoral, comprovante de residência, e comprovante de quitação de serviço militar.

Para primeira via, é necessário que o futuro portador o título informe, na página de requerimento do sistema Título Net, a unidade federal em que mora. Após esse procedimento, aparecem informações na tela sobre os documentos necessários para serem digitalizados na solicitação.

Os documentos são:

  • uma foto tipo selfie segurando um documento de identificação;
  • comprovante de residência atualizado;
  • certificado de quitação de serviço militar, para homens de 18 a 45 anos.

Logo após o ao solicitar a primeira via é necessário marcar a opção “não tenho”, para assim prosseguir com o procedimento. Depois de feito isso, os dados serão analisados pela Justiça Eleitoral.

O acompanhamento da solicitação também deve ser feita pelo site.

 

Foto destaque: primeira via e regularização do título de eleitor termina hoje (reprodução/TSE).