Cinema/TV

'The Batman' promete uma experiência 'visceral' de acordo com o diretor Matt Reeves

03 Mar 2022 - 10h25 | Atulizado em 03 Mar 2022 - 10h25
'The Batman' promete uma experiência 'visceral' de acordo com o diretor Matt Reeves

*Atenção: possui pequenos spoilers do filme

Durante uma coletiva de imprensa, o diretor Matt Reeves afirmou que "The Batman" será único e visceral para os fãs do herói.   Reeves também diz que a nova adaptação do homem morcego será uma experiência impactante

“The Batman”, o novo filme solo do herói, mal foi liberado para o público e já está sendo aclamado. Matt Reeves explicou na coletiva de imprensa como o design de som e a trilha sonora original, composta pelo vencedor do Oscar Michael Giacchino, foram necessárias para agradar a audiência na hora de ver o filme.

O design de som e a trilha original são cruciais aqui. A ideia completa do filme sempre foi colocar a audiência no ponto de vista dos personagens o máximo possível, mais especificamente no do Batman. E o design de som foi uma das ferramentas usadas para fazer isso. Foi a mesma equipe de designers que tem trabalhado comigo desde Cloverfiel – que também faz outro exercício de explorar um novo ponto de vista. Estamos dentro daquela câmera, sendo fieis a essa perspectiva”. Relatou Reeves.

O cineasta ainda detalha o processo  criativo e técnico essenciais para a imersão na trama. Segundo Matt Reeves,  a sonoridade de cada cena é importante e a tecnologia usada, Atmos Dolby, ajudou a determinar o nível de profundidade que o longa-metragem teria nos cinemas.

“Preciso dizer, nós fizemos a mixagem de som na Atmos e o trabalho que eles fizeram foi incrível! Nós sentamos naquela sala de cinema com o som da Atmos e você literalmente percebe o seu cabelo mexer. Na cena de perseguição com o Batmóvel, você se sente dentro dela. E essa foi a intenção, que você sentisse a qualidade visceral do filme. Que ele fosse uma experiência subjetiva e nessa perspectiva ele é como um clássico noir. Se o Batman for nocauteado, você também será – de uma forma bem noir. E o som ajuda a fazer essa transição”. Explicou o diretor.


Matt Reeves, diretor de "The Batman" (Foto. Reprodução/Getty Images)


 

Reeves usou uma cena do filme para exemplificar como o design de som foi um ponto importante para elaboração das cenas. Ele cita um dos instantes que identidade de Batman é quase revelada:

“Há uma cena em que eu amo muito o trabalho de som, em que Robert está ali deitado no gabinete da polícia e Jeffrey está tentando conter todos os demais, que querem tirar sua máscara. E você consegue ouvir as pessoas conversando à distância, murmurando. E na hora você pensa: ‘Oh, ele está encrencado. Ele vai fazer alguma coisa’. E de repente ele volta à realidade e o som também volta com tudo. Até mesmo em momentos sutis e mais íntimos o som é uma parte importante para criar essa imersiva experiência subjetiva”.

Já a trilha sonora, o cineasta comentou como ela reflete  uma extensão da personalidade de Bruce Wayne. Na nova adaptação, o bilionário é um jovem determinado a desvendar os crimes de Gotham City.

“A outra parte importante do filme é claro a trilha de Michael, que é incrivelmente emotiva. Ele está realmente explorando toda a paisagem emocional deste filme. Há esta obsessiva determinação no Batman, que é o seu foco central. E o próprio Michael me disse: ‘Eu sei que tem gente que vai achar essa trilha repetitiva, mas eu fico tentando mudá-la, mas sei que ela deveria ser assim mesmo’. E isso acontece porque ela simboliza essa persistência que há no Batman. E já a música tema do Bruce possui esse ar mais melancólico em virtude de tudo o que aconteceu com ele, essa questão de ser famoso em um lugar em que você não gostaria de ser reconhecido e a beleza que há por trás disso. É um tema com uma qualidade mais noir, o que é maravilhoso. E a ‘Ave Maria‘ é essa trilha que tem a ver com as origens do Charada. A trilha do Michael é extraordinária”.

A trilha sonora  original de Giacchino, não só completa a personalidade de Batman e Bruce Wayne, como também ajuda a entender essa nova versão apresentada por Robert Pettinson.

Confira o trailer de “The Batman”:



Trailer de "The Batman" (Reprodução/Youtube)


 

Além de Pattinson como protagonista, o elenco possui  Zoe Kravitz (Mulher gato), Andy Serkis (Alfred)Jeffrey Wright (Comissário Gordon), John Turturro (Carmine Falcone), Peter Skarsgaard, Jayme Lawson, Gil Perez-Abraham, e os irmãos Max e Charlie Carver.

O filme já está em cartaz nos cinemas brasileiros.

 

 

Foto Destaque: Pôster de The Batman (Foto. Reprodução/Divulgação/Warner Pictures)