Reality

Thiago Leifert sofre ataques antissemitas após discussão com Ícaro Silva

23 Dez 2021 - 21h31 | Atulizado em 23 Dez 2021 - 21h31
Thiago Leifert sofre ataques antissemitas após discussão com Ícaro Silva

A discussão entre Tiago Leifert e o ator Ícaro Silva sobre o reality "BBB", com críticas pessoais e com direito a resposta, fez com que o apresentador sofresse ataques de caráter antissemita nas redes sociais.

Algumas pessoas ofenderam Tiago que é judeu, além de estenderem os ataques à comunidade judaica no geral com xingamentos.

O site Splash, do UOL, conversou com o advogado Fernando Lottenberg sobre o assunto. Ele é comissário da Organização dos Estados Americanos (OEA) para o monitoramento e o combate ao antissemitismo.

Conforme Lottenberg, algumas das manifestações de violência contra Leifert publicadas no Twitter infringem a lei 7.716, que define os crimes resultantes de raça ou de cor, bem como aqueles baseados em etnia ou religião.

O artigo 20, por exemplo, estipula como crime "praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional".

Lottenberg diz que comentários como esses ocasionam uma onda de ódio. Em relação ao antissemitismo, algumas medidas podem ser usadas para reprimir o crescimento do ódio contra o povo judeu:

"Acredito que, de um lado, a educação sobre quem são os judeus, o que já aconteceu com base nesse tipo de preconceito, com consequências trágicas".

"De outro, uma combinação de autorregulação e regulação pública dos provedores e plataformas, para evitar a disseminação desse tipo de discurso de ódio [nas redes sociais]", afirma.

“Devemos procurar evitar que o discurso antissemita se torne algo socialmente aceitável, em meio a pautas identitárias que ganham força mundo afora”. Fernando Lottenberg, comissário da OEA.

"Judeu, né?" Foi um dos comentários que mais repercutiu no Twitter foi do perfil @kausilvaviolin, que apagou a conta na rede social depois da postagem viralizar. O texto dizia: "Sobre a polêmica com Tiago Leifert: judeu, né? (Desculpem-me os judeus legais que eu conheço. Isso não é com vocês".


Tweet de Karen se desculpando (Foto destaque: Reprodução/Twitter)


Karen voltou ao Twitter horas depois e publicou uma carta de desculpas. "Num ato impulsivo fiz um tweet generalizando estereótipos a toda uma comunidade [...] Como mulher negra sei das dores que o racismo provoca e reconheço o sofrimento de um povo perseguido e torturado ao longo da história”.

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Power-Couple-venha-conhecer-quais-os-famosos-dessa-edicao

https://inmagazine.ig.com.br/post/Power-Couple-tera-sua-estreia-amanha-e-sera-comandado-por-Adriane-Galisteu

https://inmagazine.ig.com.br/post/Arcrebiano-Araujo-ficou-com-o-segundo-lugar-na-final-da-A-Fazenda-13


 

O apresentador Thiago é descendente de judeus por parte de pai. Em seu casamento com a jornalista Daiana Garbin, em 2012, ele realizou uma cerimônia com ritos da tradição católica e judaica.

Foto destaque: Thiago Leifert/Reprodução/Instagram