Saúde e Bem Estar

Tratamento de HIV de apenas um comprimido é aprovado pela Anvisa

30 Nov 2021 - 13h25 | Atulizado em 30 Nov 2021 - 13h25
Tratamento de HIV de apenas um comprimido é aprovado pela Anvisa

Na última segunda-feira(29), a Anvisa(Agência Nacional de Vigilância Sanitária), autorizou uma nova medicação para o HIV, onde estão reunidas duas substâncias em um único comprimido.


Células do vírus HIV (Foto: Reprodução/Maureen Metcalfe/Tom Hodge/CDC/AP/G1)


A agência deu sua declaração em um comunicado que diz:” A aprovação representa um avanço no tratamento das pessoas portadoras do vírus que causa a Aids, já que reúne em uma dose diária dois antirretrovirais que não estavam disponíveis em um só comprimido. A possibilidade de doses únicas simplifica o tratamento e a adesão dos pacientes"

O novo tratamento tem as combinações das substâncias lamivudina e dolutegravir sódico. O medicamento poderá ser receitado para o processo de tratamento completo causada pela a infecção do vírus na população adulta e adolescentes com idade acima dos 12 anos e que pesem pelo menos 40kg.

Conforme a bula autorizada pela Anvisa, o novo tratamento dimimui a quantia de HIV no organismo do paciente, fazendo com que assim o nível seja mantido baixo. Além do mais, a medicação auxilia na elevação da contagem de cédulas CD4, que tem a função essencial na manutenção de um sistema imune saudável, auxiliando na combates das infecções.

Desde de 1996 o Brasil faz a distribuição gratuita de todos os antirretrovirais e o SUS( Sistema Único de Saúde) assegura o cuidado  para todos aqueles que vivem com o HIV, desde 2013. Até o presente momento, de acordo com o Ministério da Saúde, há 19 medicações disponíveis em 34 farmacêuticas.

Indicação

O novo tratamento é prescrito para o processo de tratamento completo em adultos e adolescentes com pelo menos 40 kg e idade acima dos 12 anos. Que não tenham histórico de medicação com antirretroviral prévio ou em troca ao regime antirretroviral atual naqueles com supressão virológica.

 

https://inmagazine.ig.com.br/post/Entenda-a-perda-de-apetite-apos-longo-periodo-sem-se-alimentar

https://inmagazine.ig.com.br/post/Hipoglicemia-reativa-Entenda-o-que-e-e-seu-tratamento

https://inmagazine.ig.com.br/post/Covid-19-imunizados-com-a-Janssen-recebe-dose-de-reforco-da-Pfizer-na-cidade-de-SP-nesta-terca-30

 

Foi dado ao laboratório GlaxoSmithKLine Brasil Ltda o registro, que de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária mostrou estudos eficazes e de segurança com informações que confirmam as indicações autorizadas.

Foto destaque: Representação do vírus HIV. Reprodução/James Yarema/UnsPlash/RevistaGalileu