Esportes

Três jogadoras do Brasil estão na lista inicial de melhores do mundo no futebol feminino

21 Dez 2022 - 20h56 | Atulizado em 21 Dez 2022 - 20h56
Três jogadoras do Brasil estão na lista inicial de melhores do mundo no futebol feminino

Três jogadoras do Brasil estão presentes na tradicional lista das 100 melhores jogadoras do mundo do jornal inglês "The Guardian". A zagueira Rafaelle, do Arsenal, ocupa a 84ª colocação. Kerolin, atacante do North Carolina Courage está no 82º lugar e a jogadora Geyse, atacante do Barcelona aparece na 72º posição.

“MAIS UM SONHO REALIZADO!!! Geyse e eu estamos na lista das 100 melhores do mundo. Obrigada Deus, obrigada família, obrigada fãs, obrigada futebol!!”, comemorou Kerilin no Twitter.

A seleção feminina de futebol também vibrou com as nomeações e publicou no twitter: “Parabéns Geyse, Kerolin e Rafaelle!Que alegria ter vocês vestindo a nossa Amarelinha!”. 



O primeiro levantamento indica as jogadoras que estão entre a 70ª e a 100ª colocação, depois o jornal vai divulgar gradativamente a lista completa, até revelar as dez primeiras colocadas. Em 2021, o Brasil só teve duas jogadoras entre as 100 selecionadas: a jogadora Debinha, atacante do North Carolina Courage, em 27º lugar, e a também atacante Marta, do Orlando Pride, em 57º. 

A melhor jogadora do futebol feminino no mundo em 2021 foi a meia-atacante espanhola Alexia Putellas, do Barcelona. As atacantes Vivianne Miedema (holandesa), do Arsenal, e Sam Kerr (australiana), do Chelsea, ocuparam respectivamente o pódio.

Este ano, o júri do jornal inglês foi composto por 119 profissionais relacionadas ao futebol feminina. Entre elas estão quatro brasileiras: 

  • A ex-jogadora Sissi, considerada a maior jogadora brasileira entre as pioneiras da modalidade; 
  • A ex-jogadora e treinadora Tatiele Silveira, que foi a primeira mulher a vencer o Campeonato Brasileiro feminino no comando de um clube; 
  • A jornalista Alicia Soares, que produz conteúdo sobre esporte para os portais Esportudo e Planeta Futebol Feminino, além de apresentar podcasts do FF de Primeira.
  • E a também jornalista, Amanda Vianna, repórter na Rádio Roquette Pinto, com vasta experiência no radiojornalismo. 

O jornalista norte-americano Grant Wahl, que faleceu no Catar durante a cobertura da Copa do Mundo masculina, também participou da comissão.

 

Foto destaque: Jogadoras brasileiras indicadas as 100 melhores do mundo. Reprodução/instagram/@selecaofemininadefutebol