Notícias

Triciclos como os "tuk-tuks" ainda são proibidos em São Paulo

04 Mai 2023 - 16h58 | Atulizado em 04 Mai 2023 - 16h58
Triciclos como os

Conforme decisão da 16ª Vara da Fazenda Pública, foi mantida a suspensão do serviço de triciclos em São Paulo. Era gerida pela Grilo Mobilidade e Tecnologia Ltda, que iniciou as suas atividades em 13 de abril deste ano, sem anuência da Prefeitura.

A empresa Grilo Mobilidade é uma startup de mobilidade. Seus veículos são chamados chamados de "tuk-tuk elétrico", sua cabine é fechada, 100% elétricos, com capacidade para até dois passageiros, seriam usados para percorrer um percurso pequeno na região da Avenida Paulista. Este veículo é um meio de transporte famoso em países asiáticos.


" alt="" />

Divulgação do tuk-tuk da Grilo (Reprodução/Instagram/@grilomobilidade)


Em reunião com a Secretaria Executiva de Transportes e Mobilidade Urbana (SETRAM) e com o Comitê Municipal de Uso do Viário (CMUV), não houve um acordo para seu funcionamento.

Em anúncio a empresa disse: ”Seguindo os princípios da colaboração e da legalidade, só retomará as atividades após a liberação administrativa ou obtenção de decisão judicial”.

A Justiça confirma o pedido da Prefeitura para continuar a suspensão, tendo em vista a não regulamentação, e que não teve informações a respeito da segurança.

O serviço de mototáxi foi suspenso, temporariamente, por decreto do prefeito Ricardo Nunes (MDB). A preocupação é com a segurança e saúde da população, e se baseou em dados técnicos da Secretaria Municipal de Saúde.

A Prefeitura tem um grupo de trabalho criado para debater e regulamentar o serviço de aplicativo por moto e também triciclo, segundo o Código de Trânsito, é definido como ciclomotor, o trabalho se encontra na fase de elaboração de relatório.

No tocante à empresa Grilo, em reunião com os representantes, foi reiterado que o cadastramento é permitido somente para veículos classificados como automóveis e tendo como motoristas que possuem habilitação profissional, categoria tipo B. Mas até o momento a empresa não realizou o cadastro nem para veículos, nem para motoristas, e com isso não tem autorização para realizar o serviço.

 

Foto Destaque: modelo de transporte "tuk-tuk", da empresa Grilo. Reprodução/Grilo Mobilidade