Moda

Twee: está de volta o look poético e delicado dos anos de 2010

06 Fev 2022 - 17h49 | Atulizado em 06 Fev 2022 - 17h49
Twee: está de volta o look poético e delicado dos anos de 2010

Composta por saias de cintura alta, cardigans, meias calças coloridas ou com bolinhas, vintage e óculos de aros grossos, essa é a estética mostrada por Zoey Deschanel, que interpretou Summer em '50 Dias com Ela'.

O visual que mais se destaca nesses últimos tempos é o da garota Twee. Há outros também que podem ser vistos no Tik Tok todos correspondem a um tipo de visual bem característico. O visual da garota Twee é caracterizado por uma moda mais comportada como vestidos rodados de cintura marcada, estampas de bolinha, saias rodas, cardigans, óculos Ray ban deixando o look fofo, bem feminino e muito Sweet.

Celebridades como Zoey Deschanel, agora com aproximadamente 40 anos estão vendo a volta desse estilo que brilhou nas redes sociais daquela época. Em 2010 a atriz Zoey Deschanel e a apresentadora e modelo Alexa Chung fizeram sucesso com esses modelitos.

Outro destaque para essa moda é a compra de peças de segunda mão ou em brechos o que para a época era considerado uma arte. As jovens buscavam “desfilar” com meias coloridas com vestidos de estampa de passarinho, floridos e bolsa Mulberry à tira colo causando um tom pitoresco e bonito sentimental. Tudo isso era registrado e publicado no Tumblr junto a poemas e músicas da época como indie rock, hits de Regina Spektor e She & Him que tocavam nas rádios.


Foto: Reprodução/Marie Claire


A responsável pela criação do conteúdo é Verena Figueiredo, conhecida no Tik Tok por explicar tendências e estilos de moda. A expressão twee surgiu devido a forma como as crianças diziam a palavra “sweet” (doce, fofo, em tradução livre do inglês), daí surgiu a expressão Twee. Realmente muito fofo!

O estilo musical também influenciou a moda dessa época como as bandas Two Door Cinema Club, Arctic Monkeys, She & Him e outras. “O twee-pop é inspirado na subcultura MOD dos anos 1960, que se caracterizava por bandas com letras fofas, divertidas e infantis”, explica Verena. Esse estilo acabou virando moda.


Foto: Reprodução/Folha de São Paulo


A criadora do conteúdo afirma que o twee é uma estética infantil. “Se twee-pop tinha uma sonoridade fofa, o ‘twee’ é sobre uma estética fofa, infantil, com signos femininos fortes, em referência aos anos 1960”, afirma.


Foto: Reprodução/Outline


Esse estilo além de estar no Tik Tok está presente também nas passarelas.

Ciclo de tendências

O mundo da moda sofre reviravoltas constantes, as tendências costumam voltar a cada 20 anos, mas no caso do segmento twee dá a impressão que está voltando cedo demais. O que está acontecendo na verdade é o encurtamento no ciclo das tendências. “Tradicionalmente, era de cerca de 20 anos e, hoje, vemos retornos muito curtos de 10, 5 anos ou até menos”, explica Sofia Martellini, estrategista de moda jovem no WGSN, consultoria de tendências de comportamento e consumo.

Alguns especialistas opinam sobre esse encurtamento do ciclo de tendências.

É comum desejarmos nos apropriar de signos de uma época que carrega no visual um perfume de passado. É como um desejo por viver momentos mais simples, um certo apego à memória, uma conexão com uma existência menos digital e mais analógica”, diz a coolhunter e brand consulting Ly Takai. “E a geração Z é especialmente interessada por estilos ligados a épocas passadas. Eles usam a nostalgia como um escape e olham para outras décadas com uma lente otimista e romantizada”, complementa Sofia Martellini.


Foto: Reprodução / Pinterest


Segundo Martellini, a estética à la Zoey Deschanel pode ter contribuído para que essa volta acontecesse tão rápido. “O Twee tem muitas referências infantilizadas, fofinhas, cujo uso pode ser interpretado como uma rejeição dos jovens à maturidade, ao virar adulto – uma realidade que, de fato, se torna cada vez mais difícil, dada a economia em colapso e um mercado de trabalho competitivo e escasso”, diz a especialista.

A plataforma do Tumblr já perdeu cerca de 30% de seus utilizadores e com isso o twee acaba perdendo forças também. Mas nem tudo está perdido porque esse microblog ainda influencia o consumo de conteúdo da geração Z. É possível encontrar conteúdos da era Tumblr dentro da wikipedia das aesthetics. Existe ainda uma página exclusiva apenas com esse conteúdo.

Foto destaque: Outline