Notícias

Twitter cria ferramenta de combate às fakes news durante as eleições

20 Jul 2022 - 21h47 | Atulizado em 20 Jul 2022 - 21h47
Twitter cria ferramenta de combate às fakes news durante as eleições

O twitter é um aplicativo utilizado por milhões de pessoas ao redor do mundo, além de ser muito popular entre diversas camadas sociais, tem como função publicar textos curtos, compartilhar fotos, links e como mais importante fornecer informações sobre determinados assuntos. Com isso o twitter pretende inovar com uma nova ferramenta que visa combater as fakes news durante o período das eleições, em especial aqui no Brasil.

Fake news são notícias falsas que circulam entre as mídias sociais e na internet. São facilmente encontradas em portais de comunicação online, como redes sociais, sites e blogs, sendo plataformas de fácil acesso. Portanto, as pessoas têm mais autonomia de publicar. O compartilhamento dessas informações tem graves consequências.

Dentro da plataforma os usuários vão encontrar o recurso que foi lançado nessa quarta-feira (20) , como a aba (Explorar) especial para encontrar assuntos relacionados às eleições. Nesta aba também pretende reunir os assuntos mais repercutidos, os contextos envolvendo informações enganosas, conteúdos sobre processo eleitoral, listas de contas que são fontes confiáveis. 


Página do Twitter falando sobre as novas ferramentas do aplicativo (Reprodução/Twitter)


A plataforma pretende compartilhar tweets voltados a assuntos como, campanhas educativas, dicas sobre as regras da plataforma, recursos de alfabetização, discussões voltadas a cargos eleitorais, conteúdo ao vivo e veículos de imprensa. Além disso, vai disponibilizar um alerta ao usuários sobre o contexto completo de um discussão que estiver em mais debate no momento, só basta habilitar a essa função.   


Página do Twitter falando sobres as novas ferramentas do aplicativo (Reprodução/Twitter)


A Politize!, organização da sociedade civil que trabalha com educação política, em parceria com o twitter, pretende a partir de agosto prestar serviços de atendimento por mensagem, para responder às principais questões dos eleitores sobre desinformação e processo eleitoral. 

As eleições no Brasil 2022, vão ocorrer no mês de outubro, nesses dias serão eleitos o Presidente,  vice-presidente e o Congresso Nacional. Dividido em dois turnos com datas entre 02 e 30 de outubro.

Foto destaque: Twitter (Foto: Reprodução/Twitter)