Notícias

'Ucrânia não baixará as armas', afirma o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky

26 Fev 2022 - 13h31 | Atulizado em 26 Fev 2022 - 13h31
'Ucrânia não baixará as armas', afirma o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky

O presidente ucraniano Volodymyr Zelensky se pronunciou em suas redes sociais neste sábado (26) afirmando que a Ucrânia não irá baixar a guarda e se render aos Russos. "Não vamos baixar as armas, vamos defender o nosso Estado" afirmou Zelensky, em vídeo divulgado.

Nesse mesmo vídeo, o presidente pediu para que ninguém caia em informações falsas sobre a situação do país. “Nossa arma é a verdade, e nossa verdade é que esta é nossa terra, nosso país, nossos filhos, e vamos defender tudo isso”, afirmou.

O líder ucraniano tem utilizado muito suas redes sociais para publicar vídeos com recados ao povo da Ucrânia. As gravações são realizadas em frente a seu escritório na capital, em Kiev, que está sendo alvo de inúmeros ataques russos.

Mesmo com os constantes ataques e pressão da Rússia, Volodymyr Zelensky nem cogita em deixar o seu país. Segundo um relato de um dirigente de uma agência de inteligência dos Estados Unidos, os americanos já ofereceram ajuda para que o líder deixasse Kiev, oferta que foi prontamente recusada. A mesma informação foi divulgada também pela embaixada do Reino Unido na Ucrânia, via Twitter. O Presidente ainda relatou que “precisa de munição, e não de uma carona”.


Russos atacando prédio residencial em Kiev (Vídeo:Reprodução/Instagram/Folha de São Paulo)


Em outra publicação feita ao na manhã deste sábado, Zelensky afirmou que conversou com o presidente francês Emmanuel Macron. “Armas e equipamentos de nossos parceiros estão a caminho da Ucrânia. A coalizão anti-guerra está funcionando”. Mesmo com a invasão e os fortes ataques russos, que começaram nesta quinta-feira (24),  Zelensky afirma que a capital Kiev ainda está sob controle da Ucrânia. “Nós resistimos e estamos repelindo os ataques inimigos com sucesso. A luta continua.”

O presidente ainda falou sobre o apoio de outros países da Europa para impor sanções econômicas ao país russo. “Já temos o apoio de quase todos os países da União Europeia para desconectar a Rússia do “Swift” (rede de pagamentos). Espero que a Alemanha e a Hungria tenham coragem de apoiar essa decisão.  Temos coragem de defender a nossa terra natal, de defender a Europa.” Zelensky ainda afirmou que irá armar todos que quiserem ajudar os militares ucranianos.

Neste sábado, se completam três dias desde que a Rússia começou a operação contra a Ucrânia. Explosões são ouvidas a todos os momentos e existem relatos de que os Russos irão tentar um ataque a uma estação de eletricidade, com o intuito de deixar a capital Kiev no escuro e para seguirem atacando.

Foto destaque: Reprodução/Instagram/Zelensky Official