Esportes

Uefa bate o martelo e clubes e seleções russas estão suspensas de todas as competições

02 Mai 2022 - 20h30 | Atulizado em 02 Mai 2022 - 20h30
Uefa bate o martelo e clubes e seleções russas estão suspensas de todas as competições

Nesta segunda-feira (02), a Uefa anunciou como suas futuras competições europeias irão acontecer sem a presença dos clubes e das seleções russas. As sanções impostas pelo Comitê Executivo são uma resposta da entidade aos ataques causados pela Rússia à Ucrânia e continuarão acontecendo até a temporada que vem e todos os representantes esportivos do país estão excluídos dos torneios.

Segundo o Comitê Executivo, as sanções apresentadas nesta segunda-feira foram tomadas “a fim de assegurar a tranquila realização das competições, em um ambiente seguro e protegido para todos os interessados”. Dentre as principais decisões está a proibição da Rússia de participar da próxima edição da Liga das Nações. A seleção russa foi classificada automaticamente como a quarta colocada do Grupo 2 da Liga B e será rebaixada para a Liga C do torneio.


Comitê Executivo da Uefa anunciou duras sanções contra o futebol da Rússia (Reprodução: Divulgação/UEFA)


As medidas abrangem tanto as equipes masculinas quanto as femininas, as categorias de base e até o futsal russo. O país de Vladimir Putin também foi proibido de disputar a Eurocopa deste ano, que está marcada para os dias 06 a 31 de julho, na Inglaterra. A equipe russa será substituída por Portugal. Além disso, a Uefa derrubou a candidatura da federação de futebol russa de sediar a Eurocopa em 2028 e 2032, tornando o país não elegível para a competição.

A seleção feminina da Rússia já havia deixado de participar de duas partidas pelas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2023 como consequências de sanções anteriores. A Uefa confirmou que a equipe não está autorizada a participar dos próximos compromissos na competição e, por isso, está fora da Copa.

Quanto aos clubes, a Rússia não terá representantes nas competições da Liga dos Campeões, Liga Europa, Liga Conferência, Champions League Feminina e categorias de base. O Zenit, campeão russo no último final de semana, teria direito a uma vaga direta na fase de grupos da Champions, mas com a decisão, o clube disputará apenas os torneios nacionais em 2022 e 2023.

Foto destaque: Uefa, entidade que rege o futebol europeu (Reprodução: Divulgação/Uefa/Getty Images)

Mais Lidas