A tradicional Supercopa da Europa, disputa entre os campeões dos torneios europeus, pode contar com algumas mudanças nas próximas temporadas. A Uefa planeja incluir o campeão da MLS, liga de futebol dos Estados Unidos, na competição. Além do time norte-americano, a competição contaria também com a presença do campeão da Conference League, nova competição continental promovida pela federação europeia.
El nuevo plan de la @UEFA con una nueva Supercopa de Europa, con un 'Final Four' en EEUU formada por:
— Diario AS (@diarioas) September 22, 2022
1. Campeón de la Champions
2. Campeón de la Europa League
3. Campeón de la Conference League
4. Campeón de la MLS pic.twitter.com/YeV7uiyHQa
Novas mudanças podem chegar em 2024 (Reprodução: Twitter)
Segundo informações veiculadas pela imprensa do Velho Continente, a ideia da Uefa é integrar as equipes dos EUA na Supercopa, a partir da edição de 2024. Com isso, a competição que atualmente possui duas equipes, passaria a ter quatro times postulantes ao troféu. Ainda sobre a competição, os jogos seriam realizados nos Estados Unidos, buscando aproveitar o potencial financeiro que a liga americana possui. Vale destacar que, a MLS é uma liga que vem crescendo bastante nos últimos anos, contando com nomes importantes do futebol integrando seus times. É o caso de Gareth Bale, Higuaín, Chiellini e Douglas Costa.
Atualmente, a Supercopa é disputada em um único jogo entre os campeões da Champions League e da Liga Europa. O torneio marca o começo da temporada europeia, já valendo um importante troféu para o time vencedor. Se as alterações propostas pela Uefa forem feitas, seriam acrescentados mais dois clubes, os vencedores da Conference League e MLS. Nesse formato, os jogos começariam nas semifinais, onde a equipe que ganhasse o primeiro confronto decidiria o troféu com o vencedor do outro lado da chave.
Real Madrid é o atual campeão da Supercopa (Reprodução: Instagram)
A real intenção da federação europeia para promover essas alterações é de gerar mais receitas para os clubes envolvidos, além do próprio continente. Isso porque, com a adição do mercado norte-americano, novos públicos seriam impactados com essa oferta. Essa proposta deverá ser avaliada na assembleia geral da Associação de Clubes Europeus, que acontece em Istambul, e termina nessa sexta (23). Ainda sobre essa proposta, uma ideia é promover esse torneio durante um show ou festival nos intervalos ou finais de jogos.
Foto Destaque: Reprodução/Uefa