A Semana de Alta-Costura de Paris é um dos eventos mais aguardados durante o ano todo pelos apaixonados por moda, onde as grifes apresentam suas novas coleções refinadas e exclusivas. O evento sempre foi sinônimo de artesanato excepcional, e nesta temporada não seria outra coisa: as marcas têm mostrado um alto nível de habilidade e minúcia em suas criações.
Hoje, o nome em destaque é o da grife "Valentino". Essa que, trilhou seu caminho na moda através da sua versatilidade, artesanato impecável e detalhista, elegância clássica e, claro, a iconografia em "V" distinguível de qualquer outra marca. Ao decorrer desta matéria, nós exploraremos as expectativas para a participação da Valentino na Haute Couture.
A "Un Château" – nome da coleção que será apresentada – é inspirada pelo escultor romeno, Constantin Brancusi, quando diz que: "A simplicidade é a complexidade resolvida”.
O teaser publicado pela marca sobre o desfile não nos revela muito sobre as verdadeiras peças, apenas enfatiza sobre sua bela relação com os artesãos que participaram do processo juntamente ao Pierpaolo Piccioli, diretor criativo. Isso nos faz acreditar que, assim como já é corriqueiro, as peças que virão serão fundamentados em ternura.
Sobre a localização, é certo que o desfile será feito no Château de Chantilly, e em comunicado da grife, ela diz: "Localizado a 50 quilômetros do centro de Paris, o Château de Chantilly é cercado por jardins bem cuidados e fontes opulentas. No interior, corredores sinuosos levam a salões ornamentados repletos de retratos reais e joias renascentistas. É neste local, no coração da história mais decadente do mundo, que o diretor artístico Pierpaolo Piccioli apresentará sua próxima coleção de alta-costura".
A coleção tem sido bastante divulgada nas redes da maison e está sendo absurdamente aguardada por todo o mundo da moda. É certo que a simplicidade complexa da grife marcará presença e será mais um trabalho atemporal e memorável.
Foto destaque: Valentino Garavani. Reprodução/David Atlan