Beleza

Unhas de plummer e sua relação com o hipertireoidismo

07 Mai 2022 - 15h20 | Atulizado em 07 Mai 2022 - 15h20
Unhas de plummer e sua relação com o hipertireoidismo

A doença de Plummer é uma forma de hipertireoidismo que leva à produção excessiva de hormônios da tireóide, causada pela presença de um adenoma tóxico. Essa produção excessiva pode trazer consequências perceptíveis nas unhas. Sinais como unhas finas e fracas podem ser sintomas do hipertireoidismo. É o que explica a dermatologista Dra. Camila Rosa “é uma situação clínica, em que geralmente se documenta um grande bócio”, isto é, o aumento da glândula da tireóide. Outro sintoma comum, é quando a unha começa a se separar da camada da pele, deixando-a totalmente elevada ou somente a ponta.


Sinais de unhas plummer (Foto: Reprodução/Planeta Pop)


Nesses casos, em que for observado algum desses sinais e sintomas, o médico deverá ser procurado com o propósito de evitar que a doença se agrave ou que outras doenças possam surgir, a partir da doença de plummer. Com as unhas descoladas da pele e levemente suspensas, elas podem servir de canais para entrada de sujeira e umidade podendo, dessa forma, levar a infecções fúngicas e bacterianas, o que poderá resultar em um tratamento mais longo.

A doença, é mais observada em mulheres com mais de 60 anos, podendo se manifestar também nos homens e em outras faixas etárias. A principal característica é a percepção do nódulo na região central do pescoço, onde está a tireóide.


Nódulo do hipertireoidismo localizado no pescoço (Foto: Reprodução/BMJ Best Practice)


Para tratar a doença, um endocrinologista deverá ser consultado, pois o tratamento para a causa das unhas fracas, finas e elevadas está relacionado com a glândula da tireóide. Exames laboratoriais como T3, T4 e THS ajudarão a avaliar os níveis séricos hormonais e, assim, chegar ao diagnóstico. Inicialmente, pode ser feito com fármacos, isto é, com medicamentos, mas o tratamento definitivo é cirúrgico fazendo a retirada do nódulo, procedimento conhecido como tireoidectomia.

Por fim, fique atenta ao aspecto de suas unhas e o que elas querem “dizer”. Procure um médico caso perceba um desses sinais e sintomas.

Foto destaque: Como cuidar de unhas plummer e manter a saúde em dia. Reprodução/Steal The Look.

 

Mais Lidas