Beleza

Unhas quebradas nunca mais, veja as dicas para mantê-las saudáveis e bonitas

27 Mar 2022 - 15h25 | Atulizado em 27 Mar 2022 - 15h25
Unhas quebradas nunca mais, veja as dicas para mantê-las saudáveis e bonitas

Cuidar das unhas tornou-se fundamental nos últimos tempos e isso não significa que elas devem estar esmaltadas ou longas e sim que elas devem estar bem cuidadas, nutridas e saudáveis. Pode acontecer de estar com as unhas lindas e aparentemente fortes e de repente elas lascam. É importante ressaltar que alguns costumes devem ser evitados como usar esmalte com muita frequência sem intervalos para a unha “respirar” porque os produtos contêm componentes químicos que prejudicam a saúde das unhas. Da mesma forma tirar as cutilas removem a proteção das unhas contra microorganismos. Para evitar esses problemas alguns cuidados são importantes como utilizar base fortalecedora, óleo de cravo, não roer as unhas, mantê-las limpas e hábitos alimentares são importantes para tê-las sempre saudáveis.


Unhas saudáveis (Foto: Reprodução/Foto de Chelson Tamares no Unsplash)


Ana Caroline Gomes, profissional e manicure do aplicativo de beleza Singu afirma que é importante saber se existe algum problema interno como falta de vitaminas ou proteínas daí a importância de fazer um acompanhamento com profissional. “É muito importante fazer acompanhamento médico para entender se você precisa repor alguma vitamina, cuidar do corpo de dentro para fora e beber bastante água! O mesmo processo vale para a pessoa que tem muita queda de cabelo, por exemplo. Ela pode passar um shampoo e creme para queda de cabelo, mas às vezes o problema não é externo, e sim interno”, afirma Ana Caroline.

Alguns comportamentos são simples para evitar que as unhas quebrem e fiquem fracas, manias imperceptíveis que podem prejudicar a saúde das unhas como respeitar o formato natural é um exemplo porque se o formato natural é uma unha redonda, ao lixá-la quadrada a probabilidade de quebrar será maior. Profissionais da área afirmam que é muito importante que cada cliente tenha seu próprio kit de manicure a fim de evitar algum tipo de contaminação e doenças mais graves.

O doutor em dermatologia pela USP, Abdo Salomão Jr apresenta algumas dicas de alimentação para evitar que as unhas quebrem “as nossas unhas são queratina pura – uma proteína constituída por aminoácidos. Então, a melhor forma de fazê-las crescer é tendo uma alimentação rica em aminoácidos essenciais. Dentro do dedo e depois da nossa meia lua, existe uma estrutura chamada matriz germinativa que é a fábrica da unha. Ela precisa viver protegida de água, detergente e produtos de limpeza –  isso inclui cuidado e evitar tirar a cutícula“, explica.


Formato natural das unhas (Foto: Reprodução/Beleza.umcomo)


A alimentação é fundamental para garantir unhas saudáveis de dentro para fora e isso vai refletir significativamente no aspecto da unha trazendo resultados de asseios e unhas bonitas. Abdo afirma ainda que “evitar unha quebradiça vai muito além dos cuidados locais, mas vem desde os cuidados com a saúde e usar produtos de boa qualidade na superfície da unha também contribui para mantê-la saudável “, completa.

Cuidar das unhas não é algo voltado para a vaidade e sim um compromisso com sua saúde.

 

 

Foto destaque: Unhas saudáveis. Reprodução/Beleza e Saúde