Tech

Unity pretende revolucionar o mercado de games com IA generativa

23 Mar 2023 - 20h15 | Atulizado em 23 Mar 2023 - 20h15
Unity pretende revolucionar o mercado de games com IA generativa

A Unity Software, um dos principais serviços de criação de jogos digitais, anunciou que vai lançar um mercado para software de inteligência artificial generativa. A informação foi divulgada pela Reuters por meio do presidente-executivo da Unity, John Riccitiello.

A tecnologia pode revolucionar o mercado de games ao oferecer cenários personalizados com base no jogador. A ferramenta usa algoritmos avançados para produzir conteúdo automaticamente através de dados ou instruções simples. Com isso, os desenvolvedores poderão criar personagens, cenários, diálogos e efeitos sonoros com mais rapidez e criatividade.


Presidente-executivo da Unity, John Riccitiello. Foto: Reprodução/Theorg


Os desenvolvedores de videogames enfrentam um grande desafio no momento de criar personagens, efeitos sonoros e outras características de seus jogos. Eles precisam investir tempo e dinheiro para produzir conteúdo original e de qualidade. 

Um dos produtos que estarão disponíveis nesse mercado é o gerador de arte, um software que pode criar imagens realistas ou estilizadas com base em textos ou esboços. Os desenvolvedores poderão usar esse software para criar cenários, objetos e personagens com mais rapidez e criatividade, sem precisar desenhar do zero.

Após o lançamento do ChatGPT pela OpenAI, em novembro do ano passado, a IA generativa tornou-se um tema importante. A partir daí, companhias de desenvolvimento de software divulgaram uma série de propostas para rentabilizar a nova tecnologia.

Nesta quarta-feira (22), a empresa de games apresentou um software para programadores terem entrada nos próximos lançamentos de inteligência artificial da Unity. 

A tecnologia de IA generativa já pode ser utilizada pelo público em geral. Alguns criadores de imagens como DALL-E e Stable Diffusion, são os produtos mais recentes que contém programas que criam conteúdo de videogame e vídeos baseados em prompts de texto.



Esse software pode possibilitar que os produtores escrevam texto com comandos para obterem códigos relacionados para o jogo ser feito automaticamente, sem precisar ser produzido do início.

Uma das principais vantagens da inteligência artificial generativa é reduzir o tempo e o custo necessários para criar conteúdo digital.

Em vez de depender exclusivamente do talento humano ou ferramentas pré-fabricadas, os desenvolvedores podem usar algoritmos generativos para produzir conteúdo original sob demanda. 

Outra vantagem da tecnologia é aumentar a diversidade e a imersão dos jogos. Os produtores de jogos terão algoritmos capazes de gerar conteúdo dinamicamente baseado nas preferências ou nas ações dos jogadores, sendo possível criar experiências personalizadas.

 

Foto destaque: A Unity quer revolucionar o mercado de games com inteligência artificial generativa. Reprodução/TheStreet