Tech

Uso de IA entrará em debate na greve dos roteiristas de Hollywood

02 Jun 2023 - 10h17 | Atulizado em 02 Jun 2023 - 10h17
Uso de IA entrará em debate na greve dos roteiristas de Hollywood

A ampliação do uso da Inteligência Artificial (IA) nos cinemas trouxe mais um ponto de debate na greve dos roteiristas de Hollywood. Os profissionais que estão em greve desde 2 de maio reivindicam melhores condições de trabalho e planejam negociar com os estúdios formas de remuneração e créditos mais justos diante do uso da IA no cinema. As negociações trabalhistas entre o sindicato dos atores SAG-AFTRA e os estúdios devem começar em 7 de junho.

O negociador-chefe do sindicato, Duncan Crabtree-Ireland, quer garantir que seus membros possam controlar o uso de seus "dublês digitais" e garantir que os estúdios paguem os atores reais de maneira adequada. "O nome, aparência, voz, persona do artista - esses são os valores e o comércio do artista", disse Crabtree-Ireland. "Realmente não é justo que as empresas tentem tirar proveito disso e não compensem de maneira justa os artistas quando usam sua persona dessa maneira", disse.


Trailer de ‘O Senhor dos Anéis’ recriado com IA.(Foto:Reprodução/Twitter/Curious Refuge) 


A utilização de IA é bem ampla e podemos perceber essa questão, por exemplo, quando a equipe do Curious Refuge, utilizou IA generativa para criar um trailer de Senhor dos Anéis no estilo Wes Anderson, conhecido pelos filmes “O Grande Hotel Budapeste”(2014) e “Moonrise Kingdom”(2012). O grupo também já recriou o trailer de Star Wars no mesmo estilo do cineasta.

A criação de falsos trailers gerados com a utilização da tecnologia por pessoas com menos recursos que os estúdios de Hollywood gerou uma preocupação se tornando debate diante da greve dos roteiristas, essa preocupação também é dos atores. Os astros Tom Cruise e Keanu Reeves já foram alvo de deepfakes não autorizados em vídeos que tiveram muitas visualizações. As deepfakes utilizam a inteligência artificial para trocar o rosto de pessoas em vídeos, sincronizar movimentos labiais, expressões, etc. A tecnologia já dividiu estúdios e atores que são contra e outros que são a favor.

 

Foto destaque: Inteligência Artificial. Reprodução/Freepik/rawpixel