Celebridades

Vacina da varíola dos macacos começa a ser aplicada nesta segunda-feira

12 Mar 2023 - 09h45 | Atulizado em 12 Mar 2023 - 09h45
Vacina da varíola dos macacos começa a ser aplicada nesta segunda-feira

A vacinação contra a monkeypox começa a ser aplicada em todos os estados brasileiros, nesta segunda-feira (13). A imunização vai começar com os imunossuprimidos e profissionais de laboratórios, que são alvos fáceis da doença. A monkeypox ficou conhecida como varíola dos macacos, no ano passado. 

De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina poderá ser aplicada em pessoas que apresentam status imunológico identificado pela contagem de linfócitos TCD4, glóbulos responsáveis pela proteção do corpo, inferior a 200 células nos últimos seis meses. 

Segundo a infecctologista Rachel Stucchi, o grupo de maior risco para a doença são os imunossuprimidos de 18 a 49 anos. E que as doses disponíveis no Brasil serão suficientes para atender essa público. Além disso, segundo a médica, os portadores do vírus da AIDS também fazem parte do grupo de pessoas que mais ficam internadas e morrem da doença. 

A oferta da vacina contra a varíola dos macacos ainda é limitada em todo o mundo, são poucos os países que tem acesso as doses, e de forma limita. O Brasil recebeu 46 mil doses até o momento e vai ser suficiente para imunizar os imunossuprimidos de até 49 anos. 

O Brasil têm um pouco mais de 11 mil casos confirmados de varíola dos macacos, mais de 3 mil casos suspeitos e 13 mortes. O país só está atrás dos Estados Unidos que já tem 14 vítimas fatais e mais de 20 mil casos da doença. 


 Brasil começa a aplicar vacina contra varíola dos macacos nesta segunda-feira. (Foto: Reprodução/newslab) 


No dia 27 de fevereiro, o Ministério da Saúde iniciou uma nova campanha de vacinação, com a aplicação das doses bivalentes contra a covid-19, e no plano também tem a vacina contra a varíola dos macacos, que começa nesta segunda-feira em todo o país. Segundo especialistas, a varíola dos macacos está controlada no país, mas a vacinação garante ainda mais a proteção da população contra a doença. 

Foto destaque: Brasil tem 46 mil doses da vacina contra varíola dos macacos para aplicar Reprodução/cnn