Saúde e Bem Estar

Vacinação infantil: carregamento de imunizantes da Pfizer chega ao Brasil na próxima quinta-feira

10 Jan 2022 - 12h57 | Atulizado em 10 Jan 2022 - 12h57
Vacinação infantil: carregamento de imunizantes da Pfizer chega ao Brasil na próxima quinta-feira

Recentemente, foi divulgado que o primeiro lote de vacinas pediátricas da farmacêutica Pfizer deve chegar ao Brasil na próxima quinta-feira (13). A vacinação infantil contra o Covid-19 foi autorizada no ano passado pela Anvisa e deve imunizar crianças entre os 5 e 11 anos.

Deve chegar ao país 3,74 milhões de doses no mês de janeiro, sendo 1,25 milhão trazido pelo primeiro voo, com previsão de chegada na próxima quinta-feira (13), e os demais lotes entre os dias 20 e 27.

Segundo as estimativas, o número de doses não serão o suficiente para vacinas as 20 milhões de crianças brasileiras, visto que seriam necessárias cerca de 40 milhões de doses para o esquema vacinal completo de duas doses.

Embora o Ministério da Saúde ainda não tenha oficializado a data de início da vacinação infantil contra o Coronavírus, informações oficiais dizem que as doses serão distribuídas pelos estados no dia seguinte à chegada dos lotes no Brasil, mediante o tamanho da população alvo em cada região.


Criaça sendo vacinada. (Foto: Reprodução/Ivan Pantic).


Em São Paulo, estado com a maior população do público-alvo, o governo informa a possibilidade de vacinar as 4,5 milhões de crianças com uma dose (no período de três semanas) caso haja imunizantes o bastante. A fim de chegar a esta faixa etária, os estados planejam montar novos postos de vacinação em escolas públicas.

A dose a ser administrada nas crianças é específica para esse grupo, carregando cerca de um terço da quantidade normal do insumo. Estudos demonstraram 90,7% de eficácia contra casos sintomáticos nos infantes.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Israel-inicia-teste-clinico-com-4a-dose-da-vacina-Pfizer-contra-Covid-19

https://inmagazine.ig.com.br/post/Pfizer-confirma-a-eficacia-de-quase-90-da-sua-pilula-antiviral-contra-COVID-19

https://inmagazine.ig.com.br/post/Covid-19-farmaceutica-Pfizer-entra-com-solicitacao-na-Anvisa-para-imunizar-criancas-contra-a-doenca 


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) havia liberado a vacina da Pfizer para a vacinação infantil contra o Covid-19, nos públicos entre 5 e 11 anos, no dia 16 de dezembro de 2021. O Governo Federal foi contra a decisão, e após críticas, deu início a uma consulta pública para avaliar o pensamento do povo sobre a medida, incluindo as crianças no Plano Nacional de Imunização (PNI) apenas na última quarta-feira (4).

 

Foto de destaque: Reprodução/Getty Images.

Mais Lidas