Saúde e Bem Estar

Vacinados da Janssen oferecem recomendações diferentes em cada cidade

01 Dez 2021 - 21h20 | Atulizado em 01 Dez 2021 - 21h20
Vacinados da Janssen oferecem recomendações diferentes em cada cidade

O Ministério da Saúde recomendou no dia 25 de novembro para quem foi imunizado com a vacina Jassen a aplicação de uma dose de reforço em cerca de 4 milhões de  pessoas contra o Coronavírus.

 A recomendação da dose de reforço era pra ter acontecido a partir do dia 25 de novembro. Portanto, a maioria dos Estados ainda não aguarda o envio do imunizante para definir uma estratégia e começar a aplicação, segundo o Conselho Nacional de Secretários de Saúde.


Pessoas que tomaram vacina da Janssen recebem novas recomendações (Reprodução: CNN Brasil)


A expectativa é que a distribuição aconteça no início de dezembro. Cerca de 2 milhões de doses do fabricante estão em análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) para serem escritas aos Estados e Municípios.

De acordo com a recomendação do ministério, uma dose de reforço aos adultos que tomaram Janssen deve ser feita com o uso do mesmo imunizante, entre dois e seis meses depois da aplicação. A exceção é para mulheres grávidas ou no período pós-parto que tomaram a Janssen anteriormente. Nesses casos, o ministério orienta que seja aplicado a uma dose de reforço da Pfizer.

 

Na cidade de São Paulo ,a aplicação da dose de reforço para quem foi imunizado com a Janssen começou nesta terça-feira, 29. A prefeitura decidiu utilizar a Pfizer até a chegada da Janssen. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a utilização de outra fabricante está amparada em um documento técnico do governo de São Paulo.

A Prefeitura de São Paulo decidiu anunciar nesta segunda-feira, 28, depois de uma reunião da equipe técnica da Secretaria Municipal de Saúde para planejar ações de prevenção à variante Ômicron do coronavírus. A prefeitura também retirou a obrigatoriedade de comprovante de residência para ser vacinado.

https://inmagazine.ig.com.br/post/Segundo-especialistas-nova-variante-pode-infectar-mais-e-matar-menos

https://inmagazine.ig.com.br/post/Tratamento-de-HIV-de-apenas-um-comprimido-e-aprovado-pela-Anvisa

https://inmagazine.ig.com.br/post/Covid-19-imunizados-com-a-Janssen-recebe-dose-de-reforco-da-Pfizer-na-cidade-de-SP-nesta-terca-30


No Rio de Janeiro a prefeitura informou que somente idosos que tomaram a vacina da Janssen ou pessoas que foram imunizadas com um fabricante há mais de 5 meses estão autorizados a tomar uma dose extra da Pfizer. Relatos nas redes sociais apuradas, no entanto, que as pessoas que se enquadram no quadro de problemas relacionam-se a receber o imunizante.

Foto destaque: Reprodução/SPDM