No último domingo (5), o Vasco da Gama venceu o Flamengo no Maracanã por 1 a 0 pela 10ª rodada do Campeonato Carioca, a penúltima antes do término da fase de classificação.
A vitória do Vasco evitou o titulo antecipado do Flamengo na Taça Guanabara, e então, o Mengão terá que decidir o titulo em um confronto direto contra o Fluminense na próxima quarta, precisando apenas do empate para ser campeão.
Primeiro tempo
Os primeiros 45 minutos foram de grande intensidade, quem tomou a iniciativa do jogo foi o Flamengo, que logo aos 2 minutos de jogo já acertou a trave com um chute de Arrascaeta. Pouco tempo depois, o próprio uruguaio deu um lindo passe para deixar Gabigol praticamente cara a cara com Léo Jardim, que fez uma boa defesa e impediu o atacante de abrir o placar.
No lance seguinte veio a resposta do Vasco com Pedro Raul, que conseguiu girar sobre a marcação e chutar de longe, acertando a trave do goleiro Santos. O centroavante ainda acertou a trave mais uma vez no primeiro tempo, ao subir mais alto que a zaga rubro-negra.
Segundo tempo
O segundo tempo começou frenético, e logo aos 3 minutos, Pumita Rodríguez fez um golaço no Maracanã. O lateral do Vasco acertou um lindo chute de primeira de fora da área, e a bola parou no canto do gol de Santos, que não teve chance alguma de defesa, confira o gol:
Gol do Vasco contra o Flamengo (Video: Reprodução/Instagram)
Depois do gol o Flamengo até ensaiou uma pressão, e após cruzamento de Everton Ribeiro, a bola sobrou para Gabigol que deu uma meia bicicleta e a bola passou muito perto do gol.
Após a parada técnica o Vasco voltou melhor mais uma vez, e após Ayrton Lucas ser pressionado por Gabriel Pec, o lateral do Flamengo vacilou e cometeu pênalti em cima de Marlon Gomes. Pedro Raul foi para a cobrança, mas Santos brilhou e defendeu a cobrança do atacante.
Depois da defesa de pênalti o time do Flamengo ficou mais incentivado e foi para cima do clube cruz-maltino, que não conseguiu mais reequilibrar o jogo até o final. Mesmo com o Flamengo em cima, demorou para sair uma jogada de ameaça ao gol de Léo Jardim, mas a primeira grande chance veio aos 34 minutos, com um chute de fora da área de Everton Cebolinha.
Logo depois, Matheus Gonçalves deu ótimo toque por cima para Gabi, que dividiu com Léo Jardim. Aos 41 minutos, foi a vez de Gabigol arriscar de fora, mas Léo Jardim salvou o Vasco mais uma vez. Mesmo com a bola com o Flamengo até o fim, o Vasco resistiu à pressão e saiu vencedor.
Ficha técnica
Resultado: Flamengo 0 x 1 Vasco
Local: Estádio do Maracanã, Rio de Janeiro (RJ)
Data/Hora: 5/3/2023, às 18h10
Árbitro: Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Assistentes: Rodrigo Figueiredo (Fifa-RJ) e Thiago Farinha (RJ)
VAR: Carlos Eduardo Nunes Braga.
Cartões amarelos: Gerson, Ayrton Lucas (FLA); Lucas Piton, Léo, Jair, Nenê (VAS)
Gols: Puma Rodríguez, 3'/2ºT
Flamengo: Santos, Varela (Matheuzinho), David Luiz (Pablo), Fabrício Bruno e Ayrton Lucas; Thiago Maia (Everton Cebolinha), Vidal (Matheus Gonçalves), Gerson, Everton Ribeiro (Matheus França) e Arrascaeta; Gabigol. Técnico: Vítor Pereira.
Vasco: Léo Jardim, Puma Rodríguez, Miranda (Capasso), Léo e Lucas Piton; Rodrigo (Marlon Gomes), Jair (Barros), Andrey Santos, Alex Teixeira (Nenê) e Gabriel Pec (Figueiredo); Pedro Raul. Técnico: Maurício Barbieri.
Foto destaque: Andrey Santos e Ayrton Lucas durante Flamengo x Vasco Reprodução/Instagram