Saúde e Bem Estar

Veja como controlar a ansiedade com aromaterapia

23 Mar 2022 - 20h00 | Atulizado em 23 Mar 2022 - 20h00
Veja como controlar a ansiedade com aromaterapia

A aromaterapia é usada como mecanismo de relaxamento, meditação, equilíbrio e bem-estar, a partir da conexão com a natureza através de óleos essenciais das plantas aromáticas. A técnica foi reconhecida como prática integrativa pelo Sistema Único de Saúde, o SUS, em 2018, na lista de tratamentos complementares aos procedimentos médicos padrão.

A busca por métodos, sem a inserção de medicamentos, para o controle da ansiedade é grande por parte das pessoas. Alívio do estresse diário, do desligamento da realidade rotineira fazem com que a procura por banhos aromáticos e massagens com óleos essenciais, seja considerável.

A técnica da medicina alternativa pode ajudar na qualidade do bem-estar psicológico, mas é preciso conhecer o objetivo que procura com ela. A diversidade de aromas com as diferentes funções especializadas faz a aromaterapia possuir utilidade na hora de achar um tratamento voluntário.

O recurso terapêutico mostra benefícios como dores musculares amenizadas com a técnica da massagem. O bem-estar é elevado por meio do banho com óleos essenciais, além da camomila e lavanda proporcionarem sensação de relaxamento, diminuindo a ansiedade.


Aromaterapia pode acalmar sintomas da ansiedade por cheiros. Foto: Reprodução (Chelsea shapouri/Unsplash)


A junção da aromaterapia com a meditação é outra forma de alcançar a calma e o descanso. A paz profunda promovida pela meditação, harmonizada junto aos gatilhos sensoriais adquiridos pelo aroma das essências, a ampliação da serenidade no momento será maior.

Outra maneira de deixar a ocasião mais íntima é a escolha dos produtos ser de acordo com a preferência da pessoa. Selecionar óleos e aromas combinado ao gosto, faz a situação ser de autoconhecimento, além de relaxamento. Procurar um especialista é importante para a elaboração dos acontecimentos durante a hora.

É fundamental saber qual difusor é especificado para este tipo de momento. Existem os que são responsáveis para a umidificação do ar, portanto abastecidos com água, e o que são projetados exclusivamente para os óleos. A variedade de modelos e preços é grande, e sua praticidade de apenas precisar estar conectado a uma tomada para o seu funcionamento, é bem vantajosa para quem procura o aparelho.

 

Foto destaque: Reprodução (Getty Images)