Saúde e Bem Estar

Veja como substituir os derivados do leite nas refeições

01 Mar 2022 - 13h55 | Atulizado em 01 Mar 2022 - 13h55
Veja como substituir os derivados do leite nas refeições

A intolerância ou a alergia à lactose é um problema que afeta algumas pessoas no dia a dia impossibilitando o consumo de diversos tipos de alimento que são derivados do leite animal, para isso existem alguns alimentos que conseguem suprir a falta dos derivados para o bem-estar e para a saúde do ser humano.

Alimentos de origem vegetal são excelentes para suprir a falta dos derivados de leite, o leite de soja, por exemplo, talvez seja o mais famoso justamente por estar no mercado a mais tempo, a soja é uma importante fonte de cálcio suprindo a falta do leite animal. O leite de coco é outro alimento substituto para quem quer cortar a lactose do seu dia a dia, por ser de um sabor mais marcante ela é indicada para algumas receitas doces, sendo pouco usada em receitas salgadas.


Leite vegetal de coco (Foto:Reprodução/Globo)


Os chás são outro tipo de alimento que pode entrar no lugar da lactose, deixando as receitas mais leves e ainda dão um toque a mais de sabor na receita. Leites de aveia são ricos em fibras e ajuda no fluxo gastrointestinal, além de ser de fácil preparo, podendo ser feito em casa.

Já para as pessoas que são apaixonadas por massa, o parmesão vegano é uma boa opção para substituir o queijo derivado do leite animal. O inhame pode ser usado para substituir o creme de leite, o vegetal rico em ferro, pode ser batido e transformado em creme e entrar no lugar do creme de leite nas receitas, principalmente nas receitas salgadas.

A castanha de caju pode ser, inesperadamente, o alimento perfeito para substituir o cream cheese nas refeições das pessoas que não podem consumir nenhum tipo de lactose, misturando com suco de limão e sal pode ser tranquilamente uma opção para passar no pão ou em biscoitos.

Foto Destaque: Opções para substituir o leite animal. Reprodução/Personare