Beleza

Verão: como manter os fios saudáveis no calor

26 Jan 2022 - 18h36 | Atulizado em 26 Jan 2022 - 18h36
Verão: como manter os fios saudáveis no calor

Manter os fios hidratados e com brilho durante o verão se torna uma missão, não importa qual seu tipo de cabelo natural ou tingido. Você quer curtir a estação do calor e continuar com os fios bonitos? Especialistas dão dicas para você mantê-los saudáveis e livre de danos.

 

Sol

O Verão é a época ideal para a prática de atividades físicas ao ar livre, para te ajudar na proteção dos fios a tricologista Lidi Bastos, explica sobre os cuidados pré-exposição. “Faça a proteção prévia aplicando, em comprimento e pontas, uma pequena quantidade de hidratante Com algumas gotinhas de óleo 100% vegetal. Juntos, tais produtos vão minimizar o ressecamento dos fios, algo causado pelo suor”. Outra dica é hora de prender as madeixas, ela explica que a melhor escolha são os elásticos forrados com tecido, pois eles evitam a quebra do fio.

Chegou a hora de voltar para casa? Ao chegar, lave bem os cabelos e o couro cabelo esse processo evita o surgimento de coceira, descamação e a queda.


Larissa Manoela (Foto: reprodução/Instagram @LarissaManoela)


Coloridos

Esse tipo de fio sofre muito com o verão, sendo mais difícil manter a cor e para as loiras evitar que os fios mudem de cor. Para manter a cor bonita você deve seguir alguns passos. “Por causa do calor intenso, lavamos mais os cabelos, o que significa um desgaste maior nos fios. Dessa forma, quem tem uma rotina de hidratação, principalmente com produtos próprios para cabelos tingidos, uma vez na semana, pode passar a realizar esse processo duas vezes, tranquilamente”, é o que conta a cabelereira e visagista Natália Morel.

Outro item de proteção para o cabelo é o uso de bonés e chapéus principalmente para cabelos loiros é o que a visagista reforça. “O melhor protetor solar para os cabelos é o uso de chapéus e bonés. Quem deseja manter os fios saudáveis deve evitar ao máximo a exposição ao sol. Principalmente os cabelos loiros, que costumam sofrer mais e tendem a ficar amarelados e desbotados”.


Virginia (Foto: reprodução/Instagram @Virginia)


Descoloridos

O maior medo das loiras na hora do banho de piscina é deixar os fios com o tom esverdeado. Para evitar que isso aconteça Natália revela um truque: “Molhe os cabelos e aplique condicionador antes de mergulhá-los na piscina. Em seguida, prenda em um coque alto. Quando o cabelo está molhado, já não sobra espaço nas cutículas dele para absorver a água da piscina, porque elas já foram preenchidas com condicionador/creme. Além disso, a água da piscina resseca os fios e pode deixá-los verdes”. Dica de ouro!

 

Proteção

Além de usar e abusar dos chapéus outra forma de manter os fios protegidos contra o sol é o uso de cosméticos com filtros UV. Hoje existe uma variedade de produtos do mercado dos cosméticos. “Eles conseguem proteger a estrutura dos fios e a cor, principalmente entre as mulheres que possuem mechas. O ideal é carregar o produto na bolsa de praia, para reaplicá-lo entre um mergulho e outro”, explica o hairstylist Bruno Ximendes.

Após o banho de mar ou piscina você deve retirar o excesso de sal e cloro em baixo do bom chuveiro de água doce e continuar os cuidados em casa. “Depois que voltar para casa, higienizar os fios com o xampu que está habituada e abusar de uma boa máscara de hidratação, deixando-a agindo por 30 minutos. Desta forma o tratamento será potencializado”, diz Bruno.

 

Foto destaque reprodução/instagram @Massafera