Moda

Vestimentas históricas da Coleção Real serão usadas na coroação de Charles III

05 Mai 2023 - 15h00 | Atulizado em 05 Mai 2023 - 15h00
Vestimentas históricas da Coleção Real serão usadas na coroação de Charles III

A coroação do Rei Charles III é um dos eventos mais esperados do ano no Reino Unido, marcado para acontecer nesta quinta-feira, 6 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres. A cerimônia será transmitida ao vivo pela BBC e contará com a presença de toda a família real britânica, incluindo o Príncipe Harry, que já confirmou sua presença, e também do presidente Lula. De acordo com informações divulgadas pelo site Royal, o Rei Charles III usará vestimentas tradicionais de coroação, que incluem a coroa, manto e túnica. As vestes históricas da Coleção Real usadas por monarcas anteriores durante coroações passadas serão reutilizadas nesta ocasião.


Postagem sobre a vestimenta do Rei Charles III no Serviço de Coroação na Abadia de Westminster. Reprodução/Instagram/@theroyalfamily


Durante o Serviço de Coroação, o Arcebispo de Canterbury coroará o Rei Charles III na Cadeira de Coroação, enquanto ele estiver vestindo o Colobium Sindonis, uma túnica branca de linho que representa uma alva sacerdotal usada pelo rei George VI. Em seguida, ele usará a Supertúnica, um casaco comumente utilizado por monarcas anteriores, de seda dourada com mangas, com um peso de aproximadamente dois quilos, usado sob o Manto Imperial, que também foi utilizado por George IV, Rei George V, Rei George VI e Rainha Elizabeth II.

O Manto Imperial é a vestimenta mais antiga usada na cerimônia e é confeccionado em tecido de ouro, prata e fios de seda, com franjas em lingotes de ouro e fecho em ouro. Colocado sobre a Supertúnica, o Cinturão da Espada da Coroação é feito de tecido de ouro e bordado em fios de ouro com arabescos e volutas, usado para prender a Espada de Oferenda com Joias.

Ao longo da história, o Cinturão da Espada tem sido tradicionalmente fornecido pela Worshipful Company of Girdlers em cada coroação. No entanto, para a cerimônia de coroação do Rei Charles III, ele escolheu reutilizar o cinturão que foi feito para a coroação de seu avô, o Rei George VI, em 12 de maio de 1937. A Luva também foi reutilizada da coroação de seu avô, sendo feita de couro branco com bordados de emblemas nacionais, incluindo uma coroa ducal bordada em veludo vermelho sobre o brasão de armas da família dos Duques de Newcastle.

Foto Destaque: Rei Charles III. Reprodução/Instagram/@theroyalfamily