O Fluminense se prepara para enfrentar o Flamengo pelo primeiro jogo da decisão do Campeonato Carioca neste sábado (01 de abril), às 20h30min, no estádio do Maracanã. Será o quarto ano seguido que ambos os times disputam a final. Caso vença, o Tricolor terá seu sétimo bicampeonato - 39 anos após a conquista do sexto -, e o Flamengo, o nono. Vasco e Botafogo contam, respectivamente, com cinco e quatro bicampeonatos.
Essa será a quarta vez seguida que Flamengo e Fluminense competem pela decisão do Campeonato Carioca. Historicamente, os times já se enfrentaram em 12 finais dessa competição e têm um histórico de equilíbrio, com seis vitórias para cada.
O Flamengo jogará a partida com um desfalque. Arrascaeta não entrará em campo em função de uma lesão no músculo adutor da coxa esquerda, que sofreu em 19 de março. O uruguaio só voltará a jogar entre o fim de abril e o início de maio.
O Fluminense, por sua vez, ainda não terá no time o atacante Lelê, que se despediu do Volta Redonda para integrar o tricolor carioca. O jogador e o clube estabeleceram um pré-contato em fevereiro e estão aguardando a rescisão do vínculo com o time anterior. Lelê vinha sendo destaque nesta edição do Carioca: marcou 13 gols, ajudando o Volta Redonda a chegar à semifinal do torneio. O Fluminense pretende entrar com o atleta em campo já na quarta-feira, na estreia do time na Libertadores.
Publicação do Fluminense com Marcelo se preparando para a final. Reprodução/Instagram/@fluminensefc
Um levantamento histórico feito pelo GE lembrou que o primeiro bicampeonato do Fluminense coincidiu com a primeira edição do Campeonato Carioca, em 1906 e 1907. A primeira partida disputada na história dessa competição foi no Estádio das Laranjeiras, e resultou em uma vitória do time da casa contra o Paysandu por 7 a 1. No mesmo ano, o time contou com apoio da administração do clube: o presidente Francis Henry Walter foi goleiro de seis partidas, e o fundador do Fluminense, Oscar Cox, foi meia campo de duas.
A dobradinha 1917 e 1918 foi marcada pela gripe espanhola, que vitimou, inclusive, um dos jogadores do Fluminense, o meia French. Em 1918, o time perdeu a partida final contra o Carioca por W.O. Mesmo assim, venceu o Carioca porque já estava com 29 pontos desde o jogo anterior – 2 a 0 contra o Mangueira – e não poderia ser alcançado por nenhum adversário.
Posteriormente, o tricolor acrescentou à história suas vitórias em 1936/1937 e 1940/1941, inaugurando um intervalo de 35 anos até repetir o resultado novamente em 1975/1976. Atualmente, o time vive atualmente o maior jejum da história em termos de bicampeonato Carioca. Caso o Fluminense vença o Flamengo na decisão porvir, terão sido 39 anos desde o último bicampeonato, conquistado em 1983/1984.
O segundo jogo da final será domingo, 9 de abril, às 18h, também no Maracanã. As vendas para o público geral e torcida do Flamengo foram abertas hoje (30) ao meio dia, após período exclusivo de vendas para a torcida tricolor.
Foto Destaque: Jogadores do Fluminense se preparam para a decisão. Reprodução: Instagram/@fluminensefc